quinta-feira, 1 de março de 2012

cozinha experimental: kaftas vegetarianas com homus



na última semana, em uma das minhas muitas idas ao 'pão de açúcar', fui surpreendida por um encarte lindo que trazia sugestões de preparo de alguns pratos típicos da cozinha árabe, oriental e mexicana. de todas as sugestões, eu só não havia preparado ainda o homus e a kafta... daí, então, decidi prepará-los, contudo a minha versão de kafta seria vegetariana!

procurei por receitas na net, mas nenhuma me empolgou! :-s

fiz as minhas kaftas vegetarianas seguindo, basicamente, a preparação das kaftas convencionais, mas substituindo a carne moída por pvt miúda.

para preparar 8 kaftas, usei 1 xíc. de pvt, que hidratei com 1 xíc.  de água fervente. deixei descansar por alguns minutos e depois lavei (abundantemente!) em água corrente junto ao suco de 1 limão.

processei 1 cebola e 4 dentes de alho e misturei ao pvt hidratado. temperei com sal, pimenta do reino e (um tiquinho!) pimenta calabresa. misturei, ainda, 1 colh. de sopa de orégano seco (vale qualquer erva de sua preferência, seca ou fresca).

nessa hora, fui tentar moldar as kaftas, mas não havia liga o suficiente! se fossem feitas com carne moída já seria possível moldá-las por causa da gordura, mas... decidi juntar 1/2 xíc. de aveia em flocos finos e 1 ovo cru.

misturei tudo muito bem, enfarinhei as mãos e moldei as kaftas em palitinhos de churrasco. fiz elas um pouco pequenas, cerca de 10 cm de comprimento cada uma.

untei uma assadeira anti-aderente com um pouco de azeite extra virgem e dispus nela as kaftas, 4 em cada ponta.

levei ao refrigerador, naquela parte logo abaixo do congelador, de um dia para o outro. (isso não é necessário, mas achei que ajudou para que o tempero pegasse bem e o sabor ficasse ainda melhor!)

pré-aqueci o forno, reguei as kaftas com um pouco mais de azeite e levei ao forno, em temperatura alta, por uns 20 minutos. (eu não virei porque elas eram frágeis e fiquei com receio de despencarem!eheheh...)

enquanto assavam preparei o homus: bati com o mixer 1 lata de grão de bico em  conserva, 2 colh. de sopa de tahine, o suco de 1 limão, sal e azeite extra virgem, acrescentado pouco a pouco até adquirir a consistência desejada.



marquei bobeira em desprezar toda a água da conserva, por isso meu homus ficou um pouco seco, denso demais (ainda que o sabor tenha ficado ótimo...), por isso preserve um pouco da água para ajudar a processar o grão de bico com mais facilidade e ter uma pasta mais homogênea.

servi as kaftas com o homus, regado com azeite extra virgem, coalhada temperada com hortelã e gomos de limão.

minha expectativa era grande, já que se tratava de um prato 'experimental'... depois de um longo silêncio diante da pergunta "e aí, gostou?!", o marido disse: "d-e-l-i-c-i-o-s-o!" - assim, pausadamente - "não tem mais?!"



segundo ele, a combinação da pasta, kaftas e coalhada foi perfeita! sábios esses árabes, não?! rs...

portanto fica aqui recomendado que você repita a saudável e deliciosa experiência em sua casa!

:-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário