quarta-feira, 24 de outubro de 2012

acompanhamentos descomplicados: arroz à primavera e molho tártaro caseiro



sabe esse dias preguiçosos, quando a gente não se sente assim muito inspirado?! pois é...rs... foi num dia assim que surgiu essa refeição. tudo o que tinha disponível de 'mistura' era uma caixinha de filé de merluza empanado. para incrementar o peixinho, preparei dois acompanhamentos: arroz à primavera e molho tártaro caseiro.

costumo preparar esses filés de merluza empanados no forno. ponho o conteúdo do pacote numa assadeira anti-aderente, sem untar mesmo, e levo ao forno até dourar.

peixinhos no forno, fui preparar o arroz. inicialmente fiz tudo como faço sempre: aqueci uma panela e acrescentei um fio de óleo de canola (ou outro óleo vegetal), em que refoguei 1 cebola picada em cubos pequenos. assim que a cebola começou a ficar translúcida, juntei 1 xíc. de arroz parboilizado, misturei e adicionei 2 xíc. de água (fria mesmo!). aí só temperei com sal (uso o equivalente a 1 colh. de chá) e deixei cozinhando até secar.

com muito amor e carinho, cortei 2 cenouras em cubinhos pequenos e, em rodelas, 1/2 talo de alho poró (usei uns 15 cm do talo). aqueci uma frigideira e juntei 1 colh. de sopa de manteiga (pode ser margarina ou até azeite se você estiver bem light!rs...), esperei derreter e adicionei os legumes picados. deixei refogar levemente, só o suficiente para o alho poró dar uma murchada. salpiquei um pouco de pimenta do reino (eu gosto!) e reservei.

assim que o arroz cozinhou, misturei os legumes ao arroz. pronto! :-)



aí veio o preparo do molho tártaro: misturei 1 xíc. de creme de leite fresco, 1/2 cebola ralada, 1/4 de xíc. de azeitonas verdes picadas, 1/4 de xíc. de alcaparras, 1 colh. de sopa de mostarda e 1 colh. de sopa de suco de limão. acertei o sal.  (para esse molho você pode adicionar picles também... não usei porque não tinha!)



enquanto isso os filézinhos de peixe ficaram prontos e pude servi-los acompanhados do arroz à primavera e do molho tártaro. tudo muito simples, prático, mas delicioso!

6 comentários:

  1. Nossa parece muito apetitoso...
    Amo cozinhar e sempre dou uma espiada no seu blog para ter idéias do que fazer!!!
    Parabéns pela dedicação!!!

    Bjos Dona Chicosa
    donachicosaacessorios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai, dona chicosa, cozinhar é tudo de bom, né?! além de prazeroso é uma forma maravilhosa de demonstrar amor pelos nossos queridos!
      obrigada pelo carinho!
      volte sempre! ;-)
      bjos!

      Excluir
  2. Com essas imagens, não tem como não gostar !

    http://www.meudedoverde.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a gente começa a comer pelos olhos, né?!rs...
      pelo menos, eu, sim! ;-)

      Excluir
  3. Ola Gosto muito do seu site.
    Ja fiz alumas receitas como o filet de saint peter colorido, salmao ao molho tare e hj farei o estrogonofe.
    Realmente, e muito bom ter um site assim. Ainda mais pra que acabou de casar e nao tem muitas ideias.
    Parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigada!
      fico feliz em saber que as receitinhas são úteis! ;)

      Excluir