sábado, 28 de abril de 2012

linda, prática e gostosa: torta folhada de aspargos



encontrei um livro maravilhoso, fonte de inspirações 'culinarísticas' incríveis: festa vegetariana, da chef celia brooks. já são muitas as receitas na fila de espera da listinha 'to do'! :-)

como eu tinha aspargos em casa, decidi começar experimentando a torta folhada de aspargos.

a promessa era de praticidade e sabor... e quem quer mais?!rs...  

comecei higienizando, com muita delicadeza, 300g de aspargos verdes frescos. cortei cerca de 2 dedos de cada um dos talos, tirando fora a parte mais branca e firme.

levei uma caçarola com bastante água ao fogo e esperei que levantasse fervura. juntei os aspargos, na posição vertical, na água e deixei cozinhar por 3 minutos (só isso mesmo, hein?! caso contrário ele fica mole demais e isso compromete o sabor!). escorri e, imediatamente, passei por água fria, para interromper o cozimento. reservei.

enfarinhei uma superfície com 2 colh. de sopa de fubá e abri sobre ele uma folha de 300g de massa folhada (26 x 40cm). separei um refratário retangular, verifiquei as dimensões dele e cortei, com uma faca, um retângulo com o tamanho aproximado dele.

tracei um retângulo na massa (usei as costas da faca), mantendo cerca de 1 dedo de borda em cada um dos quatro lados. dentro do retângulo 'desenhado', dispus os talos de aspargos, intercalando o sentido deles.

num recipiente à parte, misturei 100ml de creme de leite fresco, 2 gemas, sal e pimenta do reino. despejei, delicadamente, essa mistura sobre os aspargos, tendo cuidado para não 'invadir as bordas desenhadas'! ;-)

ralei na hora cerca de  3/4 de  xíc. de queijo parmesão e esparramei sobre os aspargos com creme.



aí foi só levar ao forno por uns 25 minutos e pronto, tinha uma torta linda e deliciosa prontinha! facilidade pura!

sobraram 2 retângulos pequenos da massa folhada. com uma deles, fiz uma tortinha pequena, que serviu para eu e o marido provarmos - e aprovarmos! - a receita antes de sair de casa (o destino da torta era um almoço entre amigos!... e ninguém quer fazer os amigos de cobaia, né?!rs...). a outra parte deve virar uma tortinha de maçã, inspirada numa maravilhosa do tuiu, que provamos lá no almoço! (se ficar boa, compartilho!).

fato é que essa torta é praticidade pura! em meia hora você pode ter um prato lindo, delicioso e sofisticado!



aprovadíssima!!!

não vejo a hora de testar a próxima da celia! :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário