quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

mais receita de família: quiche de cebolas


o mesmo prazer que tenho ao percorrer os corredores dos (bons!) supermercados tenho também nas lojas de artigos para casa: 'etna', 'camicado', 'tok&stok'... imagine, então, meu entusiasmo quando soube da inauguração da 'zara home'!!!

há pouco mais de um mês, acompanhei minha irmã a são paulo e pude conhecer o 'jk iguatemi' (lindo!!!) e também a 'zara home'. para minha infelicidade eu estava muito sem dinheiro, então mesmo com uma infinidade de coisas incríveis, tudo que trouxe comigo foram alguns guardanapos xadrez, para dar aquele toque de cor à mesa! ;-)


você pode achar loucura, mas meu ponto de partida para a escolha do cardápio do final de semana foi o guardanapo xadrez!ahuahuau... coisas de gente louca por estética!

escolhi preparar um clássico de família, mas que eu nunca tinha postado aqui: quiche de cebolas.

esse prato é daqueles capazes de converter avessos à cebola, pois é absolutamente delicioso.

comecei pelo recheio. cortei em rodelas finas 1 kg de cebolas, que levei para refogar em 2 colh. de sopa de manteiga. esperei que as cebolas murchassem bem, desliguei o fogo e deixei descansar até esfriar e então juntei 1 caixinha de creme de leite, 1/2 xíc. de água, 4 ovos batidos (na verdade usei 2 ovos inteiros e 2 claras), 1/2 xíc. de queijo parmesão ralado e temperei com sal e pimenta do reino.

enquanto o recheio esfriava, preparei a massa com 1 xíc. de farinha de trigo, 1/2 xíc. de manteiga, 3 gemas e sal. amassei tudo com a ponta dos dedos até ter uma massa homogênea. formei uma bola e deixei descansar por uns 10 min.

escolhi uma forma de aro removível, untei com manteiga e abri a massa já na forma, usando as mãos. despejei o recheio por cima e levei ao forno, já pré aquecido, por uns 25 minutos, até dourar.



servi com salada verde, acompanhando um filé de frango.

essa receita rende muitíssimo bem e é suficiente para até 8 pessoas.

garanto que fará sucesso também nas festas de final de ano!!! :))


2 comentários:

  1. Grace, sua linda, adoro seu blog, fiz a receita do quiche de cebola, só que coloquei uns pedacinhos de bacon e substitui a água no creme por leite, fiz tb a sua receita da Cesar salad e uns tomatinhos cerejas com temperinho freco verde, ficou tudo de bommmmmmmmmmmmmmmmmmm. Aqui em Brasilia o tempo está pegando fogo então nada melhor que comidas fresquinhas. Obrigadaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, deve ter ficado muito bom com creme de leite!!! eu não como bacon, mas acredito que a tenha ficado ótimo com ele!rs...
      estou de mudança para a bahia, cris, e as comidinhas frescas vão ser b-e-m presentes no cardápio de casa! :-)
      grande beijo para vc!

      Excluir