quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Hamburguer vegan de grão de bico e milho com 'maionese' de abacate com ervas



em nossa casa temos procurado adotar hábitos mais saudáveis, especialmente no que diz respeito à alimentação. fiquei muito feliz porque meu marido decidiu reformar seu estilo de vida e, em poucos meses, já é possível notar os benefícios desta mudança: 20 kg perdidos!

existe um imenso tabu com relação à culinária vegetariana e vegana: a comida é considerada sem graça. lenda! super é possível preparar coisas lindas e deliciosas saudáveis! exemplo disso é o combo que compôs nosso jantar esses dias: hamburguer vegan de grão de bico e milho, cebola caramelizada, alho poró salteado, salada e maionese de abacate com ervas no pão integral e batatas rústicas assadas com alho e alecrim de acompanhamento. ufa!rs...

amo, amo, amo quando um prato supera minhas expectativas! e, creia, este é o caso!

começo com a incrível, maravilhosa maionese de abacate com ervas (ninguém precisa de outra maionese! juro!). no liquidificador, bati 1/2 abacate com 1 dente de alho, o suco de 1/2 limão, 1/4 de xíc. de água, um punhado de coentro, salsa e manjericão frescos e sal. acrescentei um fio de azeite extra virgem (mais pelo sabor do que pela liga) e bati até ter a consistência que eu queria. levei à geladeira.

já os hamburguers fiz da seguinte forma: processei 1 lata de milho verde, 1 caixinha de grão de bico, 1/2 colher de chá de cominho, 1/2 colh. de chá de páprica, 1/2 colh. de chá de açafrão da terra, 1/2 colh. de chá de coentro em pó, salsa fresca, sal e 3 colh. de sopa de farinha de aveia. polvilhei farinha de trigo na bancada e moldei os hamburguers, usando um pouco mais de farinha para ajudar a dar liga.

a receita rendeu 4 hamburguers, que separei com papel manteiga e levei à geladeira por 30 min (aproveitei o tempo para o restante do preparo dos lanches).

para as cebolas caramelizadas, fatiei 1 cebola em lâminas por lanche e levei à frigideira com azeite. juntei 1 colh. de chá de açúcar mascavo, uma pitada de shoyu e deixei uns 10 minutos em fogo baixo. reservei.

peguei um pedaço de uns 7 cm de um talo de alho poró e  cortei em fatias finas. aqueci uma frigideira com azeite e salteei o alho poró por cerca de 3 min.

em ouuuuuuutra frigideira, aqueci um fio de óleo de canola e fritei os hamburguers, 5 min de cada lado.

enquanto isso, aqueci os pães integrais, já cortados ao meio, no forno.

para a montagem, espalhei uma quantidade generosa de maionese de abacate sobre o pão, depois coloquei o hamburguer, a cebola, o alho poró, alface americana, rodelas de tomate e mais uma porção de maionese.

servi acompanhado das deliciosas batatas rústicas assadas com alho e alecrim, que você pega a receita aqui.



preparei apenas 1 hamburguer para mim e outro pro marido. os demais congelei para uma próxima!

faça você também e, por favor, me conte depois como foi a repercussão por aí! ;-)

7 comentários:

  1. Amei!!! Sou vegetariana, e com certeza vou fazer nessa minha última semana de férias!! Estou salivando pela maionese de abacate <3
    Parabéns!! Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Eu estou ganhando dinheiro só para divulgar minha Página Lucrativa. Venha ganhar você também, você não precisa de investimento alto e nem pagar mensalidades.
    Acesse agora:
    http://danielacqfarias.wix.com/trabalhar-de-casa
    ou
    http://www.paginalucrativa.com.br/?id=23231

    ResponderExcluir
  3. Uau! Adorei, deve ficar uma delícia... deu até água na boca!

    ResponderExcluir