segunda-feira, 18 de junho de 2012

deliciosamente colorido: risoto de beterraba



há algumas semanas, vi uma foto incrível da rita lobo no instagram (ah, sempre ele!rs...) que me deixou inspiradíssima! era um risoto de beterraba, lindo, lindo!

não cheguei a ver a receita da rita, mas, seguindo meus instintos culinarísticos, elaborei minha própria versão! :)

refoguei 1 cebola picada em cubinhos em 1 colh. de sopa de manteiga. juntei 1 xíc. de arroz arbóreo, mexendo vigorosamente para favorecer a liberação do amido. ainda mexendo, acrescentei 50ml de vinho branco (don't worry, abstêmios, como eu: o álcool do vinho evapora durante o cozimento!).

aferventei cerca de 500ml caldo de legumes  acrescido de 1 beterraba em pedaços (ela é quem dará cor ao caldo e, consequentemente, ao risoto!) . fui acrescentando o caldo aos poucos, mexendo sempre, até que o arroz estivesse al dente. juntei, então, 3 colh. de sopa de queijo parmesão ralado e 1 colh. de sopa de manteiga, misturando delicadamente até que o queijo estivesse totalmente incorporado e derretido.

acertei o sal e servi imediatamente guarnecido com mais queijo parmesão ralado, um fio de azeite extra virgem, cebolinha picada e beterraba crua em cubinhos.

amei o resultado: um risoto leve e lindo de se ver!




na próxima vez, pretendo reservar mais beterraba crua em cubinhos para incorporar ao risoto já pronto; a 'crocância' da beterraba misturada à cremosidade do risoto é incrível! #ficaadica

rende 2 porções.

2 comentários:

  1. Grace, coloquei uma referência ao seu caldo de legumes hoje no meu blog aqui: http://donasnofimdesemana.wordpress.com/2012/06/25/risoto-de-arroz-selvagem/
    Indiquei o link para os meus leitores... Realmente caldo de legumes feito em casa da outro sabor p risotos. Amei essa ideia com beterraba, com certeza vou testar. Bjs

    ResponderExcluir
  2. muito obrigada pela referência, suellen!
    esse risoto de beterraba é mesmo delicioso e bem mas leve do que a maioria deles... acho q vc vai gostar! :))
    bjos!

    ResponderExcluir