sábado, 24 de novembro de 2012

almoço de fim de semana: frango assado ao molho de mostarda



você já deve ter percebido que alimentos cárneos são raridade aqui em casa. já faz mais de 1 ano que não compro ou preparo carne vermelha, mas, vez ou outra, ainda temos peixes e frango.

o frango assado marinado é nosso preferido e vire-e-mexe faz parte dos cardápios de final de semana! tento variar um pouco os ingredientes para não enjoarmos. desta última vez, tivemos frango assado ao molho de mostarda.

comprei coxas de frango, cerca de 1kg, e comecei eliminando o excesso de pele e gordura. lavei bem as peças, reguei com o suco de 1 e 1/2 limão siciliano e temperei com sal e pimenta do reino. deixei tudo num recipiente bem vedado, que foi levado ao refrigerador durante a noite.

não é necessário deixar o frango na marinada por toda uma noite, mas tente deixar pelo menos por uns 40 minutos.

no dia seguinte, preparei o molho misturando 2 colh. de mostarda dijon em grãos, 1 colh. de sopa de mostarda dijon com pimenta verde, 3 colh. de sopa de molho shoyu e 1 colh. de sopa de azeite extra virgem. misturei bem até obter uma pasta.

há um tempinho ganhei um concurso das mostarda maille, com uma foto de um filé de frango ao molho dijon. meu prêmio foi um kit m-a-r-a!!!rs... por isso optei por misturar dois tipos de mostarda, mas você pode usar um único tipo. ;-)



reguei um refratário com azeite extra virgem e distribuí as coxas de frango. por cima delas, coloquei o molho de mostarda e depois 1 pequeno cubo de manteiga gelada sobre cada uma.

cortei batatas bolinha ao meio e distribuí ao redor da travessa, salpiquei-as com sal e pimenta do reino. incluí também 1 cebola roxa em lâminas e ramos de tomilho fresco.



pré-aqueci o forno e levei o frango para assar por cerca de 1 hora e meia.

servi com salada de folhas verdes e arroz.

o frango fica muito suculento e com uma casquinha crocante! delicioso!

dá para servir até 4 pessoas.


2 comentários:

  1. Dá certo se fizer com a Heinz? kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, dá, né, evelyn?!rs...
      claro que o sabor não é o mesmo, mas não deixa de ser bom tbém! ;-)

      Excluir