segunda-feira, 12 de agosto de 2013

o campeão: risoto de abóbora com gorgonzola



há duas semanas, participei de um jantar maravilhoso no 'praça são lourenço'. a minha escolha foi um salmão grelhado acompanhado de risoto de abóbora. incrível! desde então, fiquei obcecada por experimentar fazer em casa esse risoto...e olha, acho que foi o melhor risoto que já fiz!!!

segue como preparei o meu risoto de abóbora com gorgonzola.. ;-)

comprei 400g de abóbora cabotiá já descascada e em cubos grandes. coloquei a abóbora numa vasilha, cobri com água e levei ao microondas por 10 min (dá para cozinhar no fogão convencional, claro! só vai demorar um pouco mais...) amassei 3/4 da abóbora cozida, formando um purê e reservei. os outros 1/4, cortei em cubinhos pequenos e também reservei.

ah, não desprezei a água do cozimento da abóbora! juntei ela ao meu caldo de legumes caseiro (receita aqui) - 1l de caldo -, que foi levado à fervura. (acho que todo mundo já sabe, mas nunca é demais repetir: se não tiver caldo caseiro, dissolva 1 tablete de caldo em 1l de água fervente.)

derreti 1 colh. de sopa de manteiga e refoguei 1 cebola cortada em cubos pequenos. juntei 1 xíc. de arroz arbóreo, mexendo sempre, e comecei a adicionar, gradativamente, o caldo de legumes.

quando percebi que o arroz estava cozido, mas ainda al dente, juntei o purê de abóbora e 150g de queijo gorgonzola picadinho. juntei um pouco mais de caldo, mexi tudo muito bem, acertei o sal e adicionei 2 colh. de sopa de creme de ricota (pode ser creme de leite, cream cheese, requeijão...), 1/2 colh. de sopa de manteiga e um punhado generoso - cerca de 1/2 xíc. - de cebolinha picada.

para servir, salpiquei os cubinhos de abóbora que havia reservado, um pouco de queijo gorgonzola e cebolinha, regados com um fio de azeite extravirgem.

rendeu 4 porções, que foram deliciosamente devoradas por nós 2!

excepcionalmente, neste dia, preparei também uns medalhões de filé mignon para acompanhar. sinceramente: desnecessários! o risoto por si só é incrivelmente gostoso e super dispensava a carne.



aliás, também preparei uma caprichadíssima salada de grão de bico... que não foi sequer tocada! deu para entender o porquê do verbo 'devorar' ali em cima, né?!rs...

se você prepara risotos com frequência, vai notar que aqui usei um pouco mais de líquido do que o habitual: uns 1300 ml, mais ou menos... isso por causa do purê de abóbora que também absorve parte do líquido.

por favor: não demore para experimentar! vai por mim! :))





2 comentários:

  1. Oi, Grace!
    Conheci hoje o seu blog, e temos semelhança no nominho... o meu também é de D. de casa mas quero falar sobre vários assuntos... acabei de me casar e estamos em algumas fases legais. O blog também é recente.

    Cara, essa receita de risoto vou fazer urgente e depois venho aqui para contar. Particularmente adoro abóbora.

    Aguardo sua visita e já vou te seguir.
    Grande beijo.

    http://eitasoudonadecasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. q legal, kelly!!!
      vou passar pelo blog já!!!
      me conta, sim, como ficou! ;-)

      bjos!!!

      Excluir