segunda-feira, 6 de agosto de 2012

grata surpresa: moqueca de carne de caju



esse post é especialmente dedicado aos amigos vegetarianos e veganos, mas que pode ser muitíssimo bem apreciada por qualquer onívoro!rs... eu já tinha visto essa sugestão em alguns livros de culinária vegetariana, me interessei, mas faltava uma dose de coragem para testar... até que o dia de coragem chegou e o resultado foi o melhor possível. não tenha medo e experimente você também essa moqueca de carne de caju!

carne de caju?! oh, yeah! o caju é uma fruta bastante fibrosa e depois de cozido tem sabor e textura muito próximos ao da carne, aliás mais do que qualquer outro substituto que eu já tenha provado: pvt, glutén...

para a minha moqueca usei 3 cajus. depois de higienizados, fiz vários furos com um garfo na parte inferior e espremi até extrair todo o suco. retirei, então, o cabo, cortei ao meio e depois parti em pequenos cubos. consegui uns 24 cubos com cada caju.

levei uma panela ao fogo com um fio de azeite extra virgem (se você tem panela de ferro, sorte sua!rs... use ela!ehehe... eu não tenho.). juntei no azeite 1 cebola cortada em rodelas (usei aquelas que sobraram do preparo dos ovos fritos), 1/2 pimentão vermelho e 1/2 pimentão verde, também em rodelas. acrescentei os cubos de caju e 2 mandioquinhas em rodelas. cobri tudo com 1 frasco de leite de coco, joguei uns punhados de coentro fresco (se não gostar, troque por salsa) e deixei alguns minutos, até que a mandioquinha estivesse macia.

temperei com sal e pimenta do reino.

servi imediatamente, acompanhado de arroz branco.

dica esperta: não contei o que era para o marido até que ele desse a primeira garfada! (abaixo aos preconceitos culinários!!!) assim que ele comeu o primeiro bocado, veio a pergunta: "que carne é essa?! filé mignon?!" ha! preciso dizer que foi sucesso?!

dizer que é gostoso é muito, muito pouco!

não vejo a hora de testar novas formas de preparo da carne de caju e já tenho várias coisas em mente... para você só posso dizer: experimente!

queria ter mais fotos para compartilhar, mas não tive tempo de tirar mais... acabou tudo muito rápido!

2 comentários:

  1. Nossa que interessante carne de Caju!
    Nunca tinha ouvido falar!
    tem alguma outra receita com isso!? pq tipo... não sou chegada em moqueca... rs
    mas é uma ideia interessante!
    tenho uma receita também de molho bolonhesa, que não vai carne... mas ninguém acredita! rs Da uma olhadinha!
    http://cozinhadatha.blogspot.com.br/2012/07/lasanha-de-carne-sem-carne.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, thassila, para mim tbém a carne de caju foi uma boa surpresa! ontem preparei um estrogonofe tbém com carne de caju e gostei muito do resultado! logo, logo posto aqui! :)
      adorei a 'carne de ovo' do seu molho à bolonhesa!!! vou testar qquer hora dessas!!!
      bjos!

      Excluir