sexta-feira, 17 de agosto de 2012

quase um banquete: creme de batatas com alho poró



já confessei aqui que sou muito, muito sugestionável! se alguém fala de uma dor perto de mim, já começo a sentir os sintomas... agora se eu vejo um prato que me apetece, não vou sossegar enquanto não provar! :)

na semana passada, fui 'apresentada', na casa da nat e do delmar, a um creme de batata simplesmente maravilhoso! a receita original é da daise reis. amei de coração, mas na casa alheia tive que fazer a fina e não me jogar dentro do caldeirão!eheheh... poucos dias depois eu já estava atrás de fazer a minha versão em casa, que é a que compartilharei com vocês: creme de batatas com alho poró.

o alho poró foi incorporado à receita porque eu tinha ele em casa e gosto demais do seu sabor.

o primeiro passo foi higienizar as batatas:1kg. levei para cozinhar numa mistura de partes iguais de água e caldo de legumes caseiro. (a nat cozinhou as batatas em água com 1 tablete de caldo de legumes - se não  me engano! - e super funciona! aliás, ela também descascou as batatas e eu, não. fica a seu critério.)

deixei as batatas cozinharem até ficarem muito macias, quase se desmanchando.

enquanto isso, cortei 1 cebola em cubinhos e levei para refogar em 1 colh. de sopa de manteiga , até que a cebola estivesse translúcida.

peguei o liquidificador e bati a batata cozida, a água/caldo do cozimento e as cebolas refogadas.

voltei o creme batido ao fogo e acrescentei 1 talo de alho poró cortado em rodelas, 3 colh. de sopa de salsa picada, e 1 colh. de chá de tempero pronto em pó (pode ser um saquinho tipo sazón ou se jogue nos condimentos de sua preferência: pimenta do reino, cominho, noz moscada...). acertei o sal e juntei 1 cx. de creme de leite, mexendo sempre.

na hora de servir, ralei um pouco de queijo parmesão e salpiquei rodelas de alho poró e salsa picada.



o que dizer?!rs... para fãs de caldos, cremes, sopas e afins como eu, é um banquete!


Nenhum comentário:

Postar um comentário