segunda-feira, 24 de setembro de 2012

de um almoço polêmico: frango assado agridoce com crosta de castanha de caju



sou super aberta a provar novos sabores e, vira-e-mexe, procuro testar novos pratos, novos ingredientes... de forma geral, meu marido até que é bem receptivo a novas experiência, mas não foi o que rolou no almoço do último domingo!rs...

inspirada por uma costelinha de porco ( não como!!!) que a rita lobo preparou no 'cozinha prática', decidi preparar um frango assado agridoce com crosta de castanha de caju. eu já estava apaixonada pelo prato desde a concepção e meu amor só foi aumentando enquanto o aroma do forno tomava conta da casa...

fiz o seguinte: lavei bem 6 coxas de frango, tirei o excesso de pele e esfreguei 1/2 limão siciliano (usei esse porque era o que eu tinha, mas pode ser o tahiti...) por toda a superfície delas e depois salpiquei um pouco de sal e pimenta do reino.

amassei 1 dente de alho grande e misturei a 4 colh. de sopa de geleia de abacaxi (de boa qualidade! usei uma francesa... vale substituir por qualquer outra geleia de fruta mais ácida, como laranja, por exemplo.), o suco de 1 limão siciliano, 2 colh. de sopa de molho shoyo e 1 colh. de sopa de mostarda dijon em grãos (aqui também vale usar mostarda comum). fiz uma pasta com esses ingredientes.

distribuí ramos de alecrim sobre uma assadeira e coloquei as peças de frango sobre o alecrim. cobri as coxas com a pasta de geleia. entre os pedaços de frango, distribuí 1 cebola e 1 maçã, cortadas em meia lua (fiz 8 gomos com cada uma delas). distribuí também 4 dentes de alho inteiros e reguei tudo com azeite extra virgem.

bati no liquidificador 1/2 xíc. de castanha de caju, que distribuí sobre as coxas de frango, em cima da geleia, formando uma crosta.

cobri com papel alumínio e levei ao forno, em temperatura média, por 1 hora. retirei o papel alumínio e deixei por mais uns 40 minutos. você sabe que o frango está bem assado com a carne se desprende com facilidade do osso.

para acompanhar, grelhei repolho. usei 1/2 unidade, que cortei em 4 partes e levei para tostar numa frigideira bem quente, regada com azeite extra virgem. grelhei uns 3 minutos de cada lado e depois salpiquei sal e pimenta do reino.

eu amei a mistura de sabores e a carne ficou incrivelmente saborosa e macia! já meu marido... ele gostou, mas disse que nesse dia preferiria comer alguma coisa mais 'normal'!eheheh... o melhor foi que ele não desconfiou das maçãs! eu, esperta, não falei nada antes que ele comesse (vamos evitar pré-conceitos!!!). aí, já com o prato vazio, ele solta essa: 'o que foi que você fez com essa batata?!' cai na risada e revelei que a batata era maçã!rs... a indignação dele com a minha extravagância foi nas alturas!!! ahuahuau...

então, fica a dica, experimente esse prato quando os seus convidados forem/estiverem receptivos a um paladar diferenciado!eheheh... enjoy! :-)

2 comentários:

  1. Me agradou demais, vou experimentar, mas vou usar a costelinha de porco.
    Depois te conto.
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, esses homens de mente fechada! ahuahuau...
      garanto q vai gostar, fê!!!
      bjos!!!

      Excluir