quinta-feira, 27 de setembro de 2012

rápida e deliciosa: batata recheada com queijo brie e champignons



não faço ideia de como está o clima aí no seu pedaço, mas aqui passamos a noite com 8ºC! sim, para mim, é bastante frio!

quando a hora do almoço foi se aproximando, só conseguia pensar em alguma coisa bem quentinha, cremosa... aí minha primeira lembrança foi a batata recheada (amo a do 'baked potato')! tentei lembrar o que eu tinha de ingredientes disponíveis em casa e, até eu chegar lá, fui mentalizando como seria o preparo.

pois bem, em menos de 20 min, eu e o marido estávamos saboreando deliciosas batatas recheadas com queijo brie e champignons!

fiz assim: lavei bem 2 batatas grandes (cerca de 15cm de comprimento) e fiz muitos, muitos furos com um garfo, em toda a superfície (em cima, em baixo, dos lados...). coloquei em uma vasilha e levei ao microondas, em potência alta, por 10 min.

enquanto isso, levei uma frigideira ao fogo com um fio de azeite extra virgem e refoguei 1/2 cebola em lâminas finas, 1/2 xíc. de champignons fatiados e 2 colh. de sopa de alcaparras. deixei refogar por uns 3 min e reservei.

passados os 10 minutos, virei as batatas e coloquei mais 3 minutos no microondas, ainda em potência alta.

tirei as batatas do microondas e envolvi cada uma em papel alumínio (isso faz com que o cozimento continue e facilita o manuseio).

com elas embrulhadas, fiz um corte no sentido do comprimento e então, com cuidado e ajuda de um pano para não me queimar, segurei a batata com as duas mãos e dei uma leve amassada, no sentido do comprimento também. dessa forma a batata fica com o aspecto de uma barquinha (vivendo e aprendendo!rs...)! ;-)

com uma colher, retirei parte do miolo (que estava malérrimo!) e reservei. salpiquei sal, orégano e coloquei 1 colh. de chá de manteiga em cada batata.

dividi o recheio de champignons entre as 2 batatas e por cima coloquei 1 colh. de sopa beeeeeem generosa de requeijão cremoso em cada uma. fatie 150g de queijo brie e distribuí entre as batatas.

delicadamente, retirei o papel alumínio e voltei as batatas ao microondas por mais 1 minuto, só para derreter o queijo.

servi, então, salpicadas com salsa picadinha e acompanhadas de batata palha.



super calóricas, mas perfeitas para o dia frio!


Nenhum comentário:

Postar um comentário