quinta-feira, 18 de outubro de 2012

tudo junto e misturado: salada asiática de vagens



em algum blog/site gringo, que não me lembro qual porque já faz tempo, vi uma foto que me encheu os olhos. era uma salada asiática de vagens.

no mesmo dia tratei de prepará-la para o meu jantar.

não sei porque não publiquei antes, mas achei a foto perdida aqui e não poderia deixar de compartilhar com vocês!

aferventei 1 litro de água e, assim que levantou fervura, acrescentei o equivalente a 2 xíc. de vagens já higienizada. deixei ferver por 2 min e reservei.

à parte, aqueci uma frigideira e juntei 2 colh. de sopa de óleo de canola (use qualquer outro óleo vegetal), 1 colh. de sopa de açúcar mascavo (pode ser mel), 2 cm de gengibre cortado finamente (pode ralar, se quiser) e 3 colh. de sopa de molho shoyu. deixei esse molho ferver e caramelizar.

envolvi as vagens com o molho, acertei o sal, salpiquei um pouco de pimenta do reino e servi a salada morna, com cebolinha picadinha por cima.

talvez eu seja um pouco suspeita em opinar porque amo a combinação açúcar/shoyu ou mel/shoyu... só sei que achei essa salada o máximo: picante, agridoce... tudo ao mesmo tempo! :-)

rendeu 2 porções.

ps. desabafo de uma semi-analfabeta: descobri hoje que sempre escrevi 'shoyu' errado!!! todos os post anteriores a esse têm o molho com a grafia 'shoyo'! :-s
me perdoem a ignorância... não repetirei a gafe!



Nenhum comentário:

Postar um comentário