segunda-feira, 7 de maio de 2012

o caldo de legumes



já falei muitas e muitas vezes aqui sobre o caldo de legumes, mas para que não restem dúvidas, decidi fazer um post especialmente dedicado a ele.

eu não uso caldos prontos. primeiro porque são entupidos de corantes, conservantes, sódio em excesso, etc... depois porque o preparo de um caldo caseiro é extremamente simples e incomparável em sabor.

para o caldo de legumes, encho um caldeirão com cerca de 4l água. (eu uso minha espagueteira, já que é a minha maior panela e também porque colocar os legumes no escorredor removível facilita a vida!rs...)

adiciono umas 2 ou 3 cebolas (comum e/ou roxa) partidas em quatro, 1 ou 2 cenouras, folhas e talos de salsão, folhas e talos de alho poró  (viu só, as folhas não precisam ir para o lixo! #ficaadica), talos e folhas de salsa, talos de couve, folhas de louro.

você pode juntar outros legumes também, como berinjela, abobrinha, tomate... enfim, o que tiver na despensa.

o caldo deve ficar fervendo por umas 2h.

aí é só coar e guardar. deixo um pouco em garrafas de vidro esterilizadas na geladeira e o restante em garrafinhas de plástico, que levo ao congelador.

já teve um tempo que eu congelava em forminhas de gelo, mas agora acho mais práticas as garrafinhas.

o caldo de legumes tem mil e uma utilidades: preparar risotos, sopas e cremes... cozinhar polentas com um sabor especial...

então, sem mais desculpas, todo mundo agora só usando caldo caseiro! :-)

5 comentários:

  1. Hmmm, quem sabe eu comece a usar o caseira agora!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sofia, acho que vale muito a pena usar o caldo caseiro!
      zero sódio, zero conservantes... e com o seu gostinho! ;-)

      Excluir
    2. Fiz, Grace, e usei justamente pra polenta e pra um risoto de abobrinha que ficou um dos melhores que já fiz... Sucesso!!! Só tenho dúvidas em como vc faz pra descongelar na garrafinha de plástico. Obrigada!!!

      Excluir
    3. que ótimo, sofia!!! :))
      eu coloca a garrafinha dentro de uma travessa e ponho no microondas uns 2 min... dou uma chacoalhada e o líquido já quente ajuda a dissolver o que restar de gelo. aí despejo tudo (às vezes com algum gelo ainda) numa panela e levo ao fogo para ferver.
      até dá para pôr a garrafinha direto no microondas, mas sempre fico com receio de vazar, fazer sujeira e eu perder parte do caldo... então me previno!ehehe...
      se quiser, pode deixar descongelando em temperatura ambiente tbém, mas aí requer mais paciência!
      bjos!!!

      Excluir