quarta-feira, 16 de maio de 2012

um risoto (ainda mais!) fino: risoto de pêra caramelizada com brie



o último sábado, chuvoso e friozinho, parecia 'gritar' por um risoto quentinho e reconfortante. para dar uma variada, optei pelo risoto de pêra caramelizada com brie.

eu não sei vocês, mas a mim agrada muito a combinação doce/salgado... e pêra vai muito bem com queijo brie, sempre!

preparei 2 porções e comecei cortando 1 pêra em cubinhos pequenos e reservando algumas fatias em lâminas para a decoração. aqueci um frigideira com 1 colh. de sopa generosa de açúcar. juntei a pêra e fui deixando caramelizar, mexendo com sacudidinhas na frigideira, para que os cubinhos caramelizassem por igual. fiz o mesmo com as lâminas de pêra e reservei tudo.

numa panela, derreti 1 colh. de sopa de manteiga com um fio de azeite extra virgem e dourei 1 cebola picadinha. acrescentei 1 xíc. de arroz arbóreo, mexi bem para incorporar e juntei 1 xíc. de caldo de legumes, sempre mexendo. aos poucos, fui juntando caldo de legumes até que o arroz estivesse cozido, cuidando para que não secasse completamente.

acrescentei mais 1 colh. de sopa de manteiga e 3/4 de xíc. de queijo brie em cubinhos. fui misturando para que derretessem e então acertei o sal.

tirei do fogo e juntei a pêra caramelizada, misturando bem.

servi imediatamente, com as lâminas de pêra decorando.

deliciosíssimo!!! daqueles de querer lamber o prato!rs...

eu me apaixonei tanto, que na terça-feira teve repeteco dele em casa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário