quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

nem só de peixe se faz uma moqueca: moqueca de vegetais


ai, ai, têm algumas vontades que nos acometem que parecem quase impossíveis de resistir, não é mesmo!rs... felizmente, a minha vontade da vez era super saudável: moqueca de vegetais, que foi meu jantar de ontem.

esse prato tem uma mistura de sabores que me arrebata! dá para servir acompanhando um arrozinho branco ou, para gulosos como eu, como prato único.

outra coisa ótima é que o preparo é rápido!

aqueci um fio (generoso) de azeite e comecei refogando 1 cebola roxa, partida em lâminas. aí juntei 1 mandioquinha grande, em rodelas, 1 cenoura, à julienne, 1 abobrinha italiana, em cubos médios, 4 tomates maduros, também em cubos, 1 pimenta de cheiro e muito, muito coentro!

temperei com uma pitada de sal e juntei 1 frasco (200ml) de leite de coco, incorporando bem.


fui cortando e descascando os legumes enquanto preparava, assim o tempo de cozimento foi exatamente o mesmo de ir acrescentando os ingredientes. isso porque iniciei pelos vegetais mais firmes! #ficaadica seguindo o preparo dessa forma, os vegetais ficaram cozidos, mas ainda al dente, mantendo o sabor de cada um deles. se cozinhar demais, vira um purê, né?!

os vegetais podem ser livremente acrescentados ou substituídos pelos da sua preferência! também dá para usar azeite de dendê, para uma versão mais baiana.

o leite de coco e o coentro dão um sabor incrível!!! me refastelei!!! :-)

quer um sabor especial para os legumes de sempre?! vai nessa moqueca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário