sábado, 21 de janeiro de 2012

receita de família: mandioca cremosa ao forno



essa é mais um das receitas que vêm lá da minha infância... nós gostávamos tanto que ela acabou sendo exaustivamente repetida e... enjoamos!

depois de muito tempo (anos!) sem comê-la, resolvi fazer um dia para o meu marido e ele amou! queria mais! e agora, vez ou outra repito essa mandioca cremosa ao forno.

o preparo é bastante simples. para servir 2 pessoas, comecei cozinhando 200g de mandioca descascada. quando estavam bem macias, acrescentei 1/2 xíc. de leite, 1 colh. de sopa de manteiga e bati com o mixer. temperei com sal e noz moscada e  bati com o fouet, para adquirir uma textura bem lisa. assim tive o purê de mandioca pronto! (você pode usá-lo como base para outras receitas ou comê-lo puro! é uma delícia!)

preparei aquele molho com tomates pelados esmagados que já comentei aqui. desta vez, caprichei no manjericão fresco!

aí foi só fazer a montagem.

em ramequins, coloquei uma camada de purê de mandioca, uma camada do molho de tomates e 1 colh. de sopa de queijo mussarela ralada, por ramequim. repeti as camadas, finalizando com o queijo. (dá para montar num refratário normal, como um assado, se preferir...)

levei ao forno elétrico (pode ser o convencional) por alguns minutos, só o suficiente para derreter bem o queijo.



nem acho que seja preciso eu reforçar que o sabor é incrível, né?! imagino que você esteja sentindo o aroma só de olhar as fotos!eheheh...

se quiser preparar para mais pessoas é só aumentar a receita... e aguardar os elogios!!! :-)


2 comentários:

  1. Fiz essa receita hoje na hora do almoço! E eu SUPER amei!!! Fez muito sucesso! e fica muito saboroso! Eu só não tinha o queijo...mas ficou bom mesmo assim!

    Bem, o único probleminha foi que eu fiz muito e sobrou um pequeno (grande) tanto! rs .... daí eu achei essa receita sua http://agoraquesoudonadecasa.blogspot.com/2011/11/um-quibe-vegetariano-de-forno.html de quibe assado com pure de batata, será que da certo se usar o pure de mandioca!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, essa mandioca é sensacional mesmo! ehehhe... sou muito fã!
      qto ao quibe, nunca tentei fazer com mandioca, mas é possível que funcione bem, sim, já q a função da batata nele é dar liga... se fizer, conta depois, hein?!
      ;-)

      Excluir