segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

sensacional: salmão ao molho de soja com mel e batatas sautée



pensa numa comida boa, mas boa mesmo! então, foi dessas que rolou por aqui nessa noite de segunda-feira: salmão ao molho de soja com mel e batatas sautée.

eu ainda não sou vegetariana, mas, sem cobranças, estou caminhando para isso! por enquanto, contudo, pretendo manter o peixe na dieta. não gosto de peixe congelado, mas acho difícil resistir a um bom peixe fresco.

mais uma vez, fui tentada por um salmão fresco incrível no pão de açúcar... e acabei trazendo para casa... a forma de preparo escolhida veio inspirada no 'cozinha pequena'.

temperei os 200g de filé de salmão fresco com o suco de 1 limão, sal e pimenta do reino. tampei e levei para marinar por uns 20 min no refrigerador.

durante esse tempo, aproveitei para cozinhar as batatas: 4 batatinhas de uns 3,0 cm de diâmetro. quando eu quero as batatas sem casca, faço um traço com uma faca afiada em torno da batata ainda crua, aí quando ela está bem cozida, jogo na água gelada e, com as duas mãos, puxo as cascas. elas saem inteiras! #ficaadica

aqueci uma frigideira e quando estava bem quente coloquei um fio de azeite extra virgem. esparramei o azeite pela frigideira e coloquei nela o filé de salmão. esperei dourar bem (dá para saber o ponto porque a parte superior também fica cozida) e virei, com muito cuidado, com uma espátula, para dourar por igual.

enquanto isso, em outra panela, aqueci 1 colh. de sopa de manteiga. quando estava bem quente, acrescentei as batatas e deixei fritar, dando umas sacudidinhas de vez em quando, para garantir o dourado por igual em todos os lados. assim que douraram bem, tirei do fogo, temperei com sal, alecrim desidratado e salsa fresca. batatas sautée prontas!!! :-)

voltando ao filé, com ele bem dourado, retirei e reservei. na mesma frigideira, acrescentei 4 colh. de sopa de molho de soja (shoyo) e 1 colh. de sopa de mel, misturei e deixei reduzir até adquirir uma textura mais espessa. (use essa quantidade para cada filé que preparar!)

coloquei parte do molho no prato e o filé de salmão sobre ele. finalizei com mais molho por cima e cebolinha fresca picadinha.

para acompanhar, as batatas sautée!




olha, foi uma das melhores refeições que eu já preparei!!! esse salmão já entrou para a lista dos prediletos!!! crocância por fora, maciez por dentro... molho de sabor equilibrado e acompanhamento que não 'sufoca' o sabor do prato principal. incrível!!!

só lamentei profundamente porque o marido não pôde acompanhar a estreia desse prato... mas, certamente, estará no cardápio da próxima semana, quando ele estará de volta!!!

s-u-c-e-s-s-o-!

Nenhum comentário:

Postar um comentário