sábado, 30 de junho de 2012

igual, mas diferente: lasanha com pão sírio



estou muito feliz em poder compartilhar o que para mim é uma das melhores versões  de um prato muito tradicional, mas desta vez preparado com um ingrediente inusitado: lasanha com pão sírio.

a  suellen publicou esses dias a sua versão da pizza com pão sírio da nigella (ótima pedida, aliás!). comentando a receita, uma amiga, evelyn, que está morando no yemen, falou de como o pão sírio é abundante e baratíssimo por lá, sendo assim novas formas de utilizá-lo são muito bem-vindas.

foi nessa conversa que me lembrei dessa lasanha, que estava devidamente armazenada na minha memória gustativa há anos!

recomendo fortemente que você experimente essa versão. é muito leve e incrivelmente deliciosa.

comecei preparando o molho, que tem um item muito especial! processei, com o mixer, 1 lata de tomates pelados, 1 dente de alho, 1 colh. de chá de sal, 1 colh. de chá de açúcar e 1 colh. de chá de canela em pó (sim, canela! ela será responsável pelo sabor levemente picante desse molho. dica, aqui entre nós: não conte antecipadamente para ninguém da canela... espere perguntarem o que tem de diferente, ok?! surpreenda!rs...). não levei ao fogo.

parti, então, os pães ao meio, dividindo a parte superior da inferior, ficando apenas com uma camada fininha. usei 1 pcte de 300g de pão sírio. reservei.

escolhi fazer minha montagem num refratário estreito e longo, pois eu queria que a lasanha ficasse bem alta. minha receita tinha por fim servir bem 2 pessoas e rendeu mais do que isso. para mais pessoas, multiplique as quantidades.

cobri o refratário com uma dose generosa de molho e, em seguida, coloquei uma camada de pão sírio. sobre o pão,  mais molho.

na sequência,  espalhei colheradas de requeijão cremoso (ao todo, usei 1 copo de requeijão) e por cima fatias de queijo mussarela (usei 16 fatias).

a cada camada de queijo mussarela, aproveite para pressionar a lasanha, fazendo com que ela fique mais compacta e favorecendo que tanto o molho, como o requeijão se esparramem.

em cima do queijo mussarela, mais molho. depois pão sírio, molho, requeijão, mussarela,  molho e assim sucessivamente.

montei 8 camadas e finalizei com uma porção mais abundante de molho e, por cima, 3 colh. de sopa de queijo parmesão ralado.

aí é só levar ao forno por uns minutinhos para gratinar. se tiver pressa, pode até usar o microondas.





você pode substituir o requeijão por catupiry (alguém duvida que fica incrível?!) ou mesmo por um molho branco, para uma versão um pouco mais leve.


servi com um único acompanhamento: suco de uva integral branco.





vou deixar que as imagens tentem ilustrar esse resultado maravilhoso, perfeito para deixar ainda melhor o final de semana! :-)



4 comentários: