sexta-feira, 20 de julho de 2012

reeditando um clássico: estrogonofe



com essa queda hiperbólica da temperatura (sim, estou dramática!rs...), a vontade é só por comidinhas bem reconfortantes, não é mesmo?! no último domingo, decidi reeditar um dos nossos clássicos para o almoço: estrogonofe.

há mil e uma maneiras de se fazer um estrogonofe, desde as mais tradicionais até as mais esdrúxulas (o que dizer de um estrogonofe de salsicha?! :-s)... eu mesma dificilmente uso o mesmo modo de preparo várias vezes. mas essa receita que compartilho com vocês está entre as minhas preferidas!

antes de tudo, escolha uma carne de qualidade. pode ser filé mignon, miolo de alcatra ou até um contra filé bem limpo, sem gordura. (se preferir, pode usar peito de frango ou mesmo uma 'carne vegetal'.) usei alcatra e comecei o preparo eliminando toda a gordura da carne.

cortei 500g de miolo de alcatra em tiras finas (entre 0,5 e 1,0cm de largura e uns 5,0cm de comprimento), temperei com pimenta do reino e uma pitada mínima de sal - muito cuidado com o sal! deixe para acertá-lo em definitivo no final do cozimento - e reservei.

cortei também em fatias finas 1 cebola, que levei para dourar em 1 colh. de sopa de manteiga. assim que a cebola murchou, juntei a carne e 2 colh. de sopa de molho shoyo, 1 colh. de sopa de ketchup e 1 colh. de chá de mostarda em grãos (pode ser a comum). deixei refogar por alguns minutos até que a carne tivesse soltado bastante suco.

acrescentei, então, 200g de champignons e mais 6 colh. de sopa de molho shoyo, provei para testar o tempero ( não adicionei nadinha de sal!), esperei apurar mais alguns minutinhos e desliguei o fogo. juntei 100ml de creme de leite fresco e fui mexendo bem delicadamente  para que incorporasse ao creme.

servi com arroz branco e batatas palha.



sou suspeita para falar porque estrogonofe sempre figurou entre meus pratos preferidos! :-)

essa receita rende 4 porções (ou seja alimentam bem 4 civilizados ou 2 esfomeados!eheheh...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário