domingo, 29 de janeiro de 2012

cruzada vegetariana: esfirra aberta de pvt



ando numa verdadeira cruzada em busca de pratos vegetarianos atrativos e saborosos. além das receitas que levam exclusivamente vegetais, estou testando algumas com a famigerada pvt - proteína vegetal texturizada.

como fruto das minhas experiências posso garantir que o sabor da pvt dependerá exclusivamente do tempero que você der a ela e o resultado pode ser muito, muito bom, daqueles que passam despercebidos por não-vegetarianos.

preparei para o nosso jantar esfirras abertas com recheio de pvt... 100% vegetariano. deliciosas!!!

escolhi a massa sugerida pelo 'pecado da gula'.

comecei misturando 150g de farinha de trigo, 6g de fermento biológico em pó, 1 colh. de sopa de açúcar, dissolvidos em 200ml de água morna. misturei até homogeneizar e, então, juntei outros 150g de farinha de trigo, 1/2 colh. de sopa de sal e 75ml de óleo vegetal. amassei bem e dividi em 16 bolinhas, que deixei crescendo até dobrar de volume.

enquanto isso, preparei o recheio com 2 xíc. de pvt hidratado (deixei de molho em 2 xíc. de água fervente por 20 min, depois lavei com água corrente e o suco de 1 limão... escorri e espremi para tirar o excesso de água.). refoguei, em 1 colh. de sopa de óleo vegetal, 1 cebola picada em cubinhos e juntei o pvt, mexendo sempre. acrescentei 1 tomate e 1 pimenta americana, também picadinhos. aí veio o tempero (importantíssimo!): 1 colh. de sopa de molho shoyo, 1 colh. de chá de páprica picante, 1 colh. de chá de cominho em pó, sal e pimenta do reino.

enfarinhei uma bancada com fubá e abri os disquinhos de massa, deixando a borda mais grossinha. recheei cada esfirra com 1 colh. de sopa generosa de recheio.

pré-aqueci o forno e levei as esfirras para assar em tabuleiros untados com óleo. pouco mais de 10 minutos de forno foram suficientes.



rendeu 16 esfirras absolutamente deliciosas! mais que recomendadas! :-)

eu amei essa massa e quero logo poder experimentar novos recheios!


capricho de domingo: salada caprese



para deixar o almoço de domingo mais especial, pequenos caprichos podem fazer toda a diferença!

no cardápio de hoje teve arroz, saint peter grelhado com salsa de manga, brócolis salteado com alho e salada caprese, de entrada.

a salada caprese já apareceu aqui em versão mini, no palito, mas desta vez, resolvi fazer a versão tradicional.

usei 1 único tomate débora (pode-se usar o tomate caqui, o carmen, o holandês...), bem graúdo, que fatiei com cerca de 1 cm de espessura cada fatia.

também fatiei 1 unidade de mussarela de búfala do tipo bola, de 100g.

montei a salada caprese intercalando as fatias de tomate, mussarela de búfala e folhas de manjericão fresco (usei 10 folhas).

servi regado com pesto de manjericão, que já ensinei a receita aqui. também dá para servir só regado com azeite extra virgem, acompanhado de molho de aceto balsâmico...



é minha salada preferida, então acho que sou super suspeita para falar que ela é maravilhosa, né?! ;-)

o único segredo é a escolha de ingredientes de boa qualidade, já que o preparo é mais do que simples! muito sucesso!

uma ótima semana para todos!

muffins integrais de banana e nozes


na última sexta-feira, eu estava com umas bananas em casa que já estavam quase passando do ponto. para não desperdiçar, decidi fazer uns muffins! fiz um apanhado de ingredientes naturebas e como resultado tivemos muffins integrais de banana e nozes.

comecei amassando 2 bananas nanica, que juntei com 1/2 xíc. de farinha de trigo integral, 1/2 xíc. de farinha de trigo, 2 colh. de sopa de semente de linhaça, 1/3 xíc. de açúcar mascavo, 1 pitada de sal e 1 colh. de chá de fermento em pó. misturei bem os ingredientes com uma colher de pau e acrescentei 1/4 de xíc. de leite, 1 ovo e 1/2 colh. de chá de essência de baunilha, mexendo até os ingredientes de misturarem bem.

distribui a massa em 12 forminhas de muffin. cobri os muffins com 1/2 xíc. de  aveia  e 1 xíc. de nozes picadas. em cima de cada um, coloquei o equivalente a 1 colh. de chá de mel.

levei ao forno pré-aquecido por cerca de 20 minutos, até testar o cozimento com um palito e ele sair limpinho.

eu e o marido comemos todos assim que saíram do forno! :-)



importante: para ter muffins mais altos e fofinhos (tipo starbucks!), recomendo dobrar a receita ou fazer apenas 6 unidades, já que os meus ficaram baixinhos... percebi que era pouca massa, mas insisti nas 12 unidades! :-s

para quem gosta de um docinho light, super recomendo! delícia no fim de tarde!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

salada de folhas com queijo branco e tangerina... e uma novidade!



salada é tudo de bom, especialmente no verão, não é mesmo?! esses dias, vi uma salada linda no 'dedo de moça' e foi ela que me inspirou a preparar a receita de hoje.

a rafa sugeria o uso de mexiricas e dá veio a inspiração: salada de folhas com queijo branco e tangerina.

usei meio maço de alface roxa picada, 3 colh. de sopa de queijo branco cortado em cubinhos, 1 tangerina cortada em gomos e 8 tomates cereja, partidos em 4 partes. (essa é a estreia dos tomate cereja por aqui! já comentei que prefiro os tomatinhos uva, mas desta vez tinha uns tão lindos que não resisti!)



finalizei com folhas de manjericão fresco e temperei com o suco de 1 limão, sal e azeite extra virgem.

rendeu 2 porções, que servi de entrada no almoço. deliciosa!!!



hoje, além da receita, compartilho com vocês uma novidade: a partir de agora, todas as sextas-feiras, terei uma coluna no comida do dia. minha receitinhas aparecerão por lá também! se você ainda não conhece o site, corre dar uma conferida!

:-)

domingo, 22 de janeiro de 2012

um lanche leve para uma tarde quente: sanduíche integral de abobrinha grelhada e brie



nessas tardes quentes e úmidas que têm feito, a vontade é por alguma coisa leve! bem leve!

improvisei um lanche que ficou delicioso e que deverá ser repetido muitas vezes por aqui: sanduíche integral de abobrinha grelhada com brie.

tudo muito simples e prático.

cortei 1 abobrinha italiana em fatias bem finas, o mais fina possível. temperei com sal e pimenta do reino.

como a ideia era grelhar, optei pelo george foreman grill (pode-se também usar uma frigideira, tomando o cuidado de grelhar ambos os lados por igual). quando as fatias estavam bem douradas, coloquei fatias de queijo brie por cima e, com o grill aberto, esperei derreter (é rápido, fique atento!).

numa fatia de pão integral, coloquei a abobrinha grelhada com o queijo brie derretido, cobri com folhas de alface roxa e reguei com a mistura de 1 colh. de sopa de mostarda amarela, 1 colh. de sopa de mel, o suco de 1/2 limão, 1 colh. de sopa de azeite extra virgem, sal e pimenta do reino. finalizei com outra fatia de pão integral.

lanchinho rápido e saboroso!

dá para usar outros queijos: minas, mussarela, prato... o que tiver à mão, já que a ideia é a praticidade!


bom apetite e uma ótima semana a todos!

ps. 1 abobrinha italiana faz de 2 a 3 lanches.

sábado, 21 de janeiro de 2012

o smoothie de morango do jamie oliver



mais uma receita do jamie: smoothie de morango!

super indicado para o lanche da tarde esse smoothie combina sabor e nutrição, sendo perfeito para 'enganar' (no melhor sentido!) quem torce o nariz para o universo natureba!

no liquidificador, bati 1 banana madura cortada em rodelas, com 1 xíc. de morangos congelados (comprei frescos e guardei no congelador depois de higienizados) e 2 colh. de sopa (bem cheias!) de iogurte natural.

bati até homogeneizar e então adicionei 1 colh. de sopa de aveia, 1 colh. de sopa de nozes picadas e 1 copo de leite desnatado (pode ser leite de soja). bati novamente, testei o sabor e, para adoçar, acrescentei 1 colh. de chá de mel (isso fica a gosto!).

prontinho! rende 2 copos!

dá para substituir os morangos por qualquer outra fruta congelada: framboesa, manga...

delícia!

update: no fran's, uma porção de smoothie como esse custa R$12,90! :-O

almoço colorido: filé de saint peter grelhado com salsa de manga e risoto de coco e nozes



um almoço colorido e delicioso! foi assim com o filé de saint peter grelhado com salsa de manga e risoto de coco e nozes!

tudo começou quando eu estava procurando uma receita de salmão e me deparei com o risoto de coco do marcel, do 'sabor sonoro'. aiai, no dia não me animei a fazer, mas ficou reservado na pastinha 'to do'!

o filé de saint peter grelhado não tem segredo e só foi escolhido porque estava com um preço melhor na peixaria!

e a salsa de manga... essa também estava armazenada na 'to do' desde uma busca por referências mexicanas...

ou seja, foi não só um almoço colorido, mas cosmopolita! itália, méxico, tudo no mesmo balaio! :-P

mas vamos ao preparo! comecei temperando 2 filés de saint peter frescos com sal, coentro em pó, pimenta do reino, azeite extra virgem e suco de limão. reservei e deixei marinando na geladeira por cerca de 1h.

aí veio a salsa. piquei em cubinhos pequenos 1/2 cebola roxa, 1/4 pimentão vermelho, 1/4 pimentão verde e 1/2 manga. (aqui vem um truque esperto que eu uso para picar a manga em cubinhos. corto uma fatia grande, com casca, e quadriculo a polpa com uma faca afiada - sem cortar a casca! viro o pedaço de manga e os cubinhos 'saltam' naturalmente! aí é só passar a faca rente à casca e seus cubinhos estarão prontos! sem muita meleca! para ilustrar, segue a foto!)



misturei tudo muito bem e temperei com sal, o suco de 1 limão e salsa fresca picada. reservei e levei também ao refrigerador, para apurar o sabor.



para o risoto, refoguei em azeite extra virgem, 1 cebola e 1 dente de alho. juntei 1 xíc. de arroz arbóreo 2 1colh. de sopa de vinagre de vinho branco, diluído em 3 colh. de sopa de água e sal, mexendo sempre para soltar bem o amido. depois, passei a acrescentar o caldo de legumes caseiro (3 xíc.), aos poucos, deixando o arroz absorver bem o caldo.

quando  percebi que o arroz já estava cozido, mais ainda al dente, juntei 1/2 garrafinha de leite de coco, 2 colh. de sopa de coco ralado e 2 colh. de sopa de nozes picadas. mexi bem, deixei secar um pouco (não muito, hein?!), tirei do fogo e acrescentei a outra metade do leite de coco.

grelhei os filés de saint peter em azeite e servi cobertos com a salsa de manga, acompanhados do risoto de coco. uma mistura de sabores incrível e super complementar um ao outro. serve 2 pessoas.



você pode preparar as receitas separadamente. a salsa de manga acompanha muito bem pratos mexicanos, além de carnes brancas diversas.

o risoto de coco é bom por si só e vai bem também com legumes grelhados ou o que sua criatividade permitir!

ideia ótima para um almoço de final de semana ou jantar especial! :-)

receita de família: mandioca cremosa ao forno



essa é mais um das receitas que vêm lá da minha infância... nós gostávamos tanto que ela acabou sendo exaustivamente repetida e... enjoamos!

depois de muito tempo (anos!) sem comê-la, resolvi fazer um dia para o meu marido e ele amou! queria mais! e agora, vez ou outra repito essa mandioca cremosa ao forno.

o preparo é bastante simples. para servir 2 pessoas, comecei cozinhando 200g de mandioca descascada. quando estavam bem macias, acrescentei 1/2 xíc. de leite, 1 colh. de sopa de manteiga e bati com o mixer. temperei com sal e noz moscada e  bati com o fouet, para adquirir uma textura bem lisa. assim tive o purê de mandioca pronto! (você pode usá-lo como base para outras receitas ou comê-lo puro! é uma delícia!)

preparei aquele molho com tomates pelados esmagados que já comentei aqui. desta vez, caprichei no manjericão fresco!

aí foi só fazer a montagem.

em ramequins, coloquei uma camada de purê de mandioca, uma camada do molho de tomates e 1 colh. de sopa de queijo mussarela ralada, por ramequim. repeti as camadas, finalizando com o queijo. (dá para montar num refratário normal, como um assado, se preferir...)

levei ao forno elétrico (pode ser o convencional) por alguns minutos, só o suficiente para derreter bem o queijo.



nem acho que seja preciso eu reforçar que o sabor é incrível, né?! imagino que você esteja sentindo o aroma só de olhar as fotos!eheheh...

se quiser preparar para mais pessoas é só aumentar a receita... e aguardar os elogios!!! :-)


contraindicado para ansiosos: tomates secos de microondas



comprei uns tomates italianos lindos, mas bem maduros, que, portanto, só poderiam virar molho... ou tomates secos.

ansiosa que sou, ainda não consegui testar uma receita de tomates secos daquelas de 5h de forno! :-s procurei, então, alguma mais simples e encontrei a receita de microondas, da ana maria braga. coisa rápida, do jeito que eu gosto!

basicamente, você precisa cortar os tomates ao meio, remover completamente as sementes e temperá-los com sal e açúcar (para 500g de tomates italianos, usei 1 colh. de chá de sal e 1 colh. de sobremesa de açúcar). já temperados, devem ficar escorrendo em uma peneira ou escorredor por 30 min, para eliminar o excesso de água.

passado esse tempo, deve-se acomodar 1 folha de papel toalha no fundo de uma travessa própria para microondas e acomodar os tomates com a pele voltada para cima. depois de 5 min, em potência alta, apertar cada tomate com um garfo, para soltar água, trocar o papel toalha e repetir o processo... várias vezes!

na receita original, havia etapas em que os tomates devem estar com a pele para baixo, outras para cima... acontece que logo depois da primeira etapa já não dava maia para discernir isso...então, desencanei.

ao todo. foram 5 etapas de 5 min, 2 etapas de 2 min e, finalmente, 1 de 1 min...

é chato, é muito chato ficar trocando o papel toalha a cada etapa... como os intervalos são curtos, também não dá para desencanar e ir fazer outra coisa... :-s

com os tomates já completamente secos, coloquei-os num recipiente com azeite extra virgem suficiente para cobri-los, temperado com 1 colh. de chá de alho em lascas, 1 pitada de sal e 1 folha de louro fresco.

aí é só manter na geladeira e usar como quiser!

olha, é uma receita para pacientes e não para ansiosos!rs... ainda vou experimentar a versão tradicional, mas é possível que eu conclua que fazer tomates secos não é para mim!ehehhe...

se você é do time dos minuciosos e pacientes, recomendo, vá fundo! se não é, procure tomates secos no empório mais próximo! :-)

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

é bom, mas poderia ser melhor: charuto de repolho vegetariano



tenho ótimas lembranças dos charutos de repolho que minha mãe preparava na minha infância. eles eram recheados com arroz e carne moída...

como tenho buscado preparar receitas sem carne, procurei por referências de charutos vegetarianos.

juntando um pouco de cada coisa que vi, escolhi rechear meus charutos de repolho usando uma mistura de 1 xíc. de arroz integral cozido, 1 xíc. de lentilhas cozidas, 1/2 xíc. de nozes picadas, 2 colh. de sopa de hortelã fresca picada, um fio de azeite extra virgem, sal e pimenta do reino.

aferventei 1l de água e mergulhei nela as folhas de repolho, de 2 em 2, só o tempo suficiente para que ficassem macias e maleáveis.aferventei 10 folhas de repolho.

posicionei cerca de 1 e 1/2 colh. de sopa de recheio no centro de cada folha de repolho, enrolei bem formando charutos e prendi com o uso de palitos.

coloquei os 10 charutos num refratário, cobri com folhas de repolho e levei ao forno, pré-aquecido, por 10 min.

servi acompanhado de sour cream.






ficou gostoso, mas não foi o que eu esperava... :-s

numa próxima vez, talvez coloque um pouco de ricota para ajudar a dar mais liga ao recheio, que também incluiria mais temperos, cominho ou noz moscada talvez...

enfim, é bom, mas poderia ser melhor!rs... ainda prefiro o da minha mãe!


simples, saudável e charmoso: espetinho de abobrinha



hoje experimentei um petisco simples, saudável e muito charmoso: espetinho de abobrinha. a ideia veio do 'cantinho vegetariano'.

cada abobrinha rende cerca de 4 espetinhos (dependendo do tamanho, claro! #dicainútil rs...).

para começar, lavei bem 2 abobrinhas italianas e depois cortei em rodelas de cerca de 1 cm de altura. montei, então, os espetinhos com 3 rodelas cada.

coloquei os espetinhos sobre papel alumínio, temperei com sal, pimenta do reino, vinagre balsâmico e salsa fresca picada. finalizei com um fio de azeite extra virgem.

embrulhei bem cada espetinho com o papel alumínio, coloquei numa assadeira e levei ao forno por 20 minutos para gratinar.



os espetinhos ficam suculentos e deliciosos! sem comprometer nem a saúde e nem o regime! ;-)

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

minha gula e a geleia de pimenta



sou assumidamente lombriguenta!rs... sofro com fotos indecentes de guloseimas maravilhosas postadas no instagram, posts de blogs inspiradores ou até mesmo a simples menção de alguma delícia! :-)

no fim da tarde de hoje, minha irmã mencionou, no facebook, que gostaria de aprender a fazer geleia de pimenta... huuuuum, era só o que eu precisava!rs...

e para satisfazer essa vontade de última hora, nada como uma receita daquelas de poucos minutos de preparo!
a maravilhosa sugestão veio do 'pitadinha': 1/2 xíc. de pimenta biquinho processada no mixer com 1/4 de xíc. de mel. levei, então, ao microondas por 1 min, em potência alta. só!



incrível, não?!

provei acompanhada de queijo branco... e amei! fica ótimo também com carnes, pães...

a juliana diz que depois de um tempo na geladeira a textura fica ainda melhor! não tem como duvidar!

update: de fato, a consistência e o sabor ficam ainda melhores depois de um tempo no refrigerador! ;-)

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

sensacional: salmão ao molho de soja com mel e batatas sautée



pensa numa comida boa, mas boa mesmo! então, foi dessas que rolou por aqui nessa noite de segunda-feira: salmão ao molho de soja com mel e batatas sautée.

eu ainda não sou vegetariana, mas, sem cobranças, estou caminhando para isso! por enquanto, contudo, pretendo manter o peixe na dieta. não gosto de peixe congelado, mas acho difícil resistir a um bom peixe fresco.

mais uma vez, fui tentada por um salmão fresco incrível no pão de açúcar... e acabei trazendo para casa... a forma de preparo escolhida veio inspirada no 'cozinha pequena'.

temperei os 200g de filé de salmão fresco com o suco de 1 limão, sal e pimenta do reino. tampei e levei para marinar por uns 20 min no refrigerador.

durante esse tempo, aproveitei para cozinhar as batatas: 4 batatinhas de uns 3,0 cm de diâmetro. quando eu quero as batatas sem casca, faço um traço com uma faca afiada em torno da batata ainda crua, aí quando ela está bem cozida, jogo na água gelada e, com as duas mãos, puxo as cascas. elas saem inteiras! #ficaadica

aqueci uma frigideira e quando estava bem quente coloquei um fio de azeite extra virgem. esparramei o azeite pela frigideira e coloquei nela o filé de salmão. esperei dourar bem (dá para saber o ponto porque a parte superior também fica cozida) e virei, com muito cuidado, com uma espátula, para dourar por igual.

enquanto isso, em outra panela, aqueci 1 colh. de sopa de manteiga. quando estava bem quente, acrescentei as batatas e deixei fritar, dando umas sacudidinhas de vez em quando, para garantir o dourado por igual em todos os lados. assim que douraram bem, tirei do fogo, temperei com sal, alecrim desidratado e salsa fresca. batatas sautée prontas!!! :-)

voltando ao filé, com ele bem dourado, retirei e reservei. na mesma frigideira, acrescentei 4 colh. de sopa de molho de soja (shoyo) e 1 colh. de sopa de mel, misturei e deixei reduzir até adquirir uma textura mais espessa. (use essa quantidade para cada filé que preparar!)

coloquei parte do molho no prato e o filé de salmão sobre ele. finalizei com mais molho por cima e cebolinha fresca picadinha.

para acompanhar, as batatas sautée!




olha, foi uma das melhores refeições que eu já preparei!!! esse salmão já entrou para a lista dos prediletos!!! crocância por fora, maciez por dentro... molho de sabor equilibrado e acompanhamento que não 'sufoca' o sabor do prato principal. incrível!!!

só lamentei profundamente porque o marido não pôde acompanhar a estreia desse prato... mas, certamente, estará no cardápio da próxima semana, quando ele estará de volta!!!

s-u-c-e-s-s-o-!

domingo, 15 de janeiro de 2012

delícia oriental: shimeji na manteiga



em campinas, tem um lugar que amamos frequentar, o 'light sushi'. dentre as diversas delícias orientais servidas lá, tem uma que é sucesso absoluto: shimeji na manteiga.

o sabor delicioso é, basicamente, a mistura perfeita do shimeji com shoyo e manteiga.

como o marido é alucinado por esse prato, fiz a minha versão dele... e foi aprovada! :-)

muito simples: higienizei 200g de shimejis frescos e separei os cabinhos deles. aqueci uma frigideira e levei os cogumelos para grelhar, mexendo de vez em quando.

reguei com um fio de azeite extra virgem, 1 colh. de sopa de vinagre de vinho branco e 4 colh. de sopa de molho shoyo. assim que levantou fervura, juntei 1 e 1/2 colh. de sopa de manteiga e incorporei bem.

deixei o molho reduzir (adquirir uma textura mais cremosa) e pronto.

em outras vezes, já acrescentei salsa e cebolinha picadas no final, mas desta vez nem lembrei! :-)

você pode comer acompanhando pães, arroz, batatas assadas ou até mesmo uma polenta (como já vi a sugestão da rita lobo).

mas o acompanhamento perfeito mesmo são os pratos orientais: temaki, uramaki, tempurá... ou um ceviche... enfim, é bom com qualquer coisa!!!



cá entre nós: o shimeji é super nutritivo e de pouquíssimas calorias! assim, dá para se permitir uma abusadinha na manteiga... :-P

sábado, 14 de janeiro de 2012

doce início de semana: strudel de maçã



essa semana que passou, dando minha fiel zapeada pelos blogs queridos, fiquei morrendo de vontade quando vi o maravilhoso strudel de maçã do richie, do 'a cozinha coletiva'!!!

eu já estava procurando alguma torta, ou coisa do tipo, com recheio de maçãs, assim fiquei só esperando a oportunidade de fazer esse strudel... tentei, na medida do possível, seguir a receita à risca!

para começar, a massa: misturei 150g de farinha de trigo, 1 ovo, 3 colh. de sopa de água, 1 pitada de sal e 50g de manteiga derretida num recipiente. quando estava tudo bem misturado, despejei na bancada e amassei por alguns minutos. fiz uma bola com a massa, cobri com um pano de deixei descansando enquanto preparei o recheio.

no recheio, 4 maçãs picadinhas em cubos pequenos (o richie dizia que as maçãs deveriam ser descascadas, mas... juro que tentei! só que desisti depois de descascar 1/2 maçã! :-P), 1/2 xíc. de nozes picadas, 1/3 de xíc. de uvas passas, 1/2 xíc. de açúcar, 1/4 de xíc. de mel, 1/2 colh. de chá de canela em pó e 1/4 de panetone esmigalhado (atenção, muita atenção: a receita pedia 4 fatias de pão de forma sem casca... mas eu não tinha, era sábado... enfim, improvisei e funcionou! mas é claro que recomendo o uso do pão!).  misturei bem tudo e deixei reservado.

aí veio o mais difícil: estendi um pano limpo na bancada, salpiquei farinha de trigo e coloquei a bolo de massa no centro. fui abrindo a massa com a mão e depois passei a abrir com um rolo, o mais fina possível. (tive dificuldade com o pano escorregando conforme eu abria a massa para determinado lado... mas faz parte, né?!) e formando um retângulo. quando achei que já tinha aberto o máximo que conseguiria com o rolo, delicadamente (nem é meu forte! :-s), coloquei as mãos semi-cerradas sob a massa e, com elas sobre minhas mãos e punhos, fui dando leves puxadinhas, esticando ainda mais.

pincelei manteiga sobre a massa e despejei o recheio em um dos lados, mantendo uma borda de uns 3 dedos em cada lado. dobrei essas bordas sobre o recheio e, com a ajuda do pano, comecei a enrolar como um rocambole, mas sem pressionar.

pré-aqueci o forno, coloquei o strudel numa forma untada com manteiga, pincelei manteiga sobre ele e levei para assar até que estivesse bem dourado, cerca de 40 minutos. a cada 10 minutos, pincelei mais manteiga.

assim que saiu do forno, transferi para um travessa e salpiquei açúcar peneirado (era para ser o de confeiteiro, mas eu também não tinha!) por cima.



sou desesperada e nem esperei esfriar para comer! :-)

perfeito para um fim de tarde! absolutamente delicioso!

uma semana maravilhosa a todos!

prato único e completo: paella vegetariana



ainda buscando pratos simples, porém completos, para os almoços de sábado, decidi fazer uma paella vegetariana.

aqui em casa gostamos muito de arroz, assim um prato que leva arroz em sua base e ainda é recheado com muitos legumes tem tudo para ser sucesso! :-)

vi muitas, muitas versões, que me serviram de inspiração, mas fiz a minha própria receita, usando o que eu tinha disponível e de acordo com o meu gosto.

levei a wok (não tenho uma paellera!) ao fogo com o equivalente a 2 colh. de sopa de azeite extra virgem e adicionei 1 cebola grande em lâminas e 1 talo de alho poró em rodelas. deixei refogar bem e juntei um punhado de vagem (não sei dizer exatamente quanto), 1 abobrinha italiana em cubos grandes (grandes porque ela cozinha mais rápido), 1 xíc. de pimentão verde, 1 xíc. de pimentão vermelho e 1 xíc. de pimentão amarelo todos em tiras finas, 3 tomates pelados esmigalhados (é, eu amasso eles com a mão! :-P) e 2 colh. de chá de páprica picante.

depois de alguns poucos minutinhos, adicionei 1 xíc. de arroz arbóreo, misturei bem aos vegetais e passei a juntar o caldo de legumes (numa outra panela aferventei 3 xíc. de caldo de legumes, daquele caseiro que já contei aqui). acrescentei 1 folha de louro, 1/2 limão cortado em gomos e 2 colh. de chá de açafrão em pó (cúrcuma, na verdade! açafrão é caríssimo e super difícil de encontrar!).



conforme o caldo foi sendo absorvido, fui colocando mais, mexendo sempre, para garantir o cozimento por igual. finalmente, temperei com sal e pimenta do reino.

se tudo der certo, quando tiver acrescentado todo o caldo, o arroz estará bem cozido! assim como num risoto,  não se deve deixar secar totalmente... #ficaadica

depois de tirar do fogo, misturei 2 colh. de sopa de salsa e cebolinha picados.

servi imediatamente, guarnecido com pimentões em tiras e limão em gomos.



essa paella pode ser servida como um prato único e serve muito bem 4 pessoas!

na sua paella, você pode também usar ervilhas, grão de bico, berinjela, cogumelos frescos...

uma delícia!!! delícia aliás que me fez comer mais que o necessário!!!rs...

ela deve ser preparada no momento em que for ser servida, mas você pode ganhar tempo deixando os legumes cortados previamente!

uma ótima sugestão para almoços aos finais de semana!  :-)

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

extravagância numa quarta-feira: salmão e legumes à julienne no papelote



tive uma boa surpresa hoje no pão de açúcar: o filé de salmão fresco estava em promoção! ele não estava bem nos meus planos, mas como resistir?!rs...

comprei 400g de um filé de salmão alto, que cortei ao meio. preparei dois retângulos grandes de papel alumínio, que untei com azeite extra virgem.

cortei 1 cenoura, 1 abobrinha, 1 talo de salsão e 1 talo de alho poró, todos à julienne (finas fatias, no sentido do comprimento) e coloquei metade de cada nos papelotes. juntei a eles vagens frescas (umas 10 unidades), salpiquei sal e pimenta do reino.



coloquei os filés sobre os legumes, temperei com sal e pimenta do reino, reguei com o suco de 1 limão e pus sobre cada um deles 1 colh. de chá de manteiga e 1 rodela de limão.

fechei muito bem os papelotes, apertando as pontas para que o vapor não pudesse escapar. mas é preciso deixar um espaço de folga sobre os filés, para que o vapor se acumule ali e cozinhe tanto o salmão, com os legumes.

levei ao forno pré-aquecido por cerca de 10 minutos, até ver os papelotes estufadinhos.

na hora de servir, dispus tudo bem arrumadinho num prato e fiz arroz também para acompanhar.



ah, eu amo salmão! e essa versão super prática e saudável é tudo de bom!!!

é, foi um jantar meio extravagante para uma quarta-feira, mas é bom de vez em quando, né?! :-)

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

ideia boa do jamie: bruschettas de berinjela com hortelã



ai, jamie, jamie, sempre nos surpreendendo!rs... eu sou louca por bruschettas e achava muito difícil que uma receita delas que não levasse nem queijo, nem tomates, nem manjericão pudesse dar certo! bobinha!

inspirada por uma receita do queridíssimo jamie oliver, fiz hoje bruschettas de berinjela com hortelã... e posso dizer que estou apaixonada! :-)

para 6 bruschettas, cortei 1 berinjela em fatias beeeeem finas, no sentido do comprimento e levei para grelhar. o jamie sugere usar uma  frigideira anti-aderente, mas optei pelo george foreman. alguns minutos são suficientes para que elas fiquem bem tostadinhas. depois de grelhadas,  reservei.

passei manteiga nas fatias de pão (desta vez usei o pão francês mesmo, mas pode ser integral, italiano...) e levei para tostar na frigideira, por uns poucos minutinhos. também reservei as fatias de pão tostadas.

numa tigela, misturei 4 colh. de sopa de azeite extra virgem, 2 colh. de sopa de vinagre de vinho branco, 2 colh. de sopa de salsa picada, 2 colh. de sopa de hortelã fresca picada, 1 dente de alho cortado em lâminas finas, sal e pimenta do reino.

juntei as berinjelas a essa mistura e deixei que incorporassem bem o molho.

aí foi só dispor as fatias de berinjela sobre os pães e finalizar com folhas de hortelã,

amei, amei, amei!!!



não consigo acreditar que possa haver quem não goste de berinjela! vou fazer a tia chata e dizer: 'é porque você não experimentou essa minha!' ;-)

obrigada, jamie!

ótima semana para vocês!

domingo, 8 de janeiro de 2012

refresco temático: aqua fresca



os pratos andam numa onda temática aqui em casa!rs... pois é, nessa vibe de comida típica, rolou um refresco que vem lá do méxico: aqua fresca.

nessas tardes calorentas que temos enfrentado a aqua fresca é muito mais do que uma boa pedida!!!

a ideia é misturar frutas frescas à água, suco de limão e hortelã! adoçado, claro!

preparei a minha aqua fresca batendo no liquidificador 2 copos de melancia picada, 1 copo de uvas verdes (não sei dizer de qual tipo), 1 copo de água, 2 colh. de sopa de açúcar, 2 folhas de hortelã fresca e 1 colh. de sopa de suco de limão (o equivalente a 1/2 limão).


a mistura das frutas com o hortelã dão o toque perfeito de refrescância!!! sucesso!!!

ps. essa receita rende 3 copos!


a versão vegetariana de yakissoba



hoje teve mais uma comidinha especial, em versão vegetariana: yakissoba.

o yakissoba é mais uma daquelas misturebas bem sucedidas que comentei, um prato que quase todo mundo gosta... e eu gosto muito! :-)

levei ao fogo a panela wok,com 2 colh. de sopa de óleo de canola (pode ser qualquer outro óleo vegetal) e 1 cebola picada em lâminas. refoguei a cebola e adicionei 1 xíc. de brócolis, 1 xíc. de couve flor, 1/2 cenoura em rodelas e 1 xíc. de pimentões (amarelo, verde e vermelho) picadinhos. temperei com umas 4 colh. de sopa de molho shoyo.

em outra panela, cozinhei 200g de macarrão próprio para yakissoba (não se assuste, parece pouco, mas é o suficiente!). assim que o macarrão cozinhou. juntei ele à wok e misturei aos vegetais. adicionei 1 xíc. de cogumelos em conserva (podem ser os frescos! é até melhor!).

numa panelinha, aferventei 1 xíc. de água, 1/2 xíc. de molho shoyo e 1 colh. de sopa de maisena, mexendo bem até engrossar. com esse molho, reguei a yakissoba.

não usei sal porque o shoyo já contém bastante sal. o melhor é provar e checar se já está salgado o suficiente para você! #ficaadica

para servir, salpiquei grãos de soja tostados!



essa receita serve bem 2 pessoas e é uma refeição completa, além de muito prática de se preparar. e, claro, a carne não faz nenhuma falta!

para reproduzir em qualquer almoço ou jantar num dia desses! :-)

para toda hora: panquecas com frutas frescas e mel



tenho um fraco por panquecas! teve uma época em que eu fazia com tanta frequência, que o marido enjoou! :-P

mas, sinceramente, quer seja no café da manhã, no lanche da tarde ou para uma jantinha mais light, panquecas sempre caem bem!

essa massa básica é uma delícia e fica bem tanto com acompanhamentos salgados, quanto doces.

misturei 1 xíc. de farinha de trigo com 2 colh. de chá de fermento em pó, 2 colh. de sopa de açúcar e 1/2 colh. de chá de sal. juntei à mistura 1 ovo, 2 colh. de sopa de manteiga derretida e 1 xíc. de leite. bati com um fouet.

untei, com 1 colh. de sopa de óleo de canola, uma frigideira e fui acrescentando a massa a colheradas... quando a massa se enche de bolhas e elas começam a estourar, é só virar! :-)

uso aquele truque de manter um prato sobre uma panela com água fervente, onde vou pondo as panquecas prontas, para mantê-las aquecidas! #ficaadica ;-)



a receita rende 12 panquecas, que aqui foram comidas com manteiga, frutas frescas e mel! vale nutella, geleia, requeijão... ah, o que quiser!!! delícia!!!

sábado, 7 de janeiro de 2012

pézinho na arábia: tabule e mujaddara



é só aos finais de semana que almoçamos em casa. mas como aos domingos gostamos de tomar o café da manhã preguiçosa e fartamente, é aos sábados que podemos ter uma refeição tranquila e completa no almoço  (com direito até à soneca de meia-hora depois! :-P).

para essa importante e desejada refeição, procuro pensar em pratos que satisfaçam plenamente nossas necessidades físicas, sejam atraentes, saborosos, de simples preparo e leves...

buscando referências, encontrei na cozinha árabe excelentes sugestões! e assim, sem aquela fartura indecente, com apenas 2 pratos notei ser possível satisfazer a todas as minha 'exigências' para um belo almoço sabático: tabule e mujaddara.

por sua composição, o tabule libanês contém excelentes fontes de fibra, cálcio, ômega 3, vitaminas e minerais diversos. (!!!!)  preparei o meu hidratando, por uns 30 minutos (15 já são suficientes), 1 xíc. de trigo fino. juntei ao trigo hidratado, 1 cebola picada em cubinhos pequenos, 250g de tomatinhos uva bem picadinhos (pode usar 3 tomates comuns),  1/2 xíc. de salsa picada e 1/2 xíc. de hortelã fresco picado. temperei com o suco de 1 limão, 1 colh. de sopa de azeite extra virgem e sal.



o mujaddara tem seu primeiro registro conhecido no iraque e é o prato que a tradição atribui ter feito com que esaú vendesse sua primogenitura a jacó, como conta o relato bíblico (aqui, dos versos  29 a 34). já dá para sentir que não é um prato comum! mesmo simples, seu sabor é muito especial, além de suprir a demanda por proteínas e carboidratos do nosso organismo.

para o mujaddara, levei para cozinhar 1 xíc. de lentilhas em 2 e 1/2 xíc. de água, com 1 folha fresca de louro. enquanto isso, cortei 1 cebola em rodelas e fritei, por uns 10 minutos em óleo de canola, até que ficassem bem douradinhas.

em outra panela, refoguei, em 1 colh. de sopa de azeite extra virgem, 1 cebola picadinha e depois acrescentei 1 xíc. de arroz parbolizado, 2 xíc. de água fria, 1 colh. de chá de sal e 1/2 colh. de chá de canela em pó (você pude usar 1 pau de canela, se preferir). deixei até secar a água (o tempo exato do cozimento do arroz) e então juntei ao arroz cozido, a lentilha cozida e escorrida, as cebolas caramelizadas, além do suco de 1 limão. deixei no fogo mais uns 2 minutos e pronto!



que almoço maravilhoso! posso garantir que essa combinação será muito repetida nessa casa e super recomendo que você também repita na sua! :-)