quinta-feira, 19 de abril de 2012
recomendável a cozinheiros de primeiro prato: penne ao molho light de azeitonas pretas
não sou fiel à minha origem italiana no quesito apreciação de massas! com exceção da boa e velha pizza, não tenho muita atração por massas. para mim, massa é comida emergencial!rs...
e foi nesse clima de emergência que preparei a receita de hoje. estava com fome, sozinha em casa, doente e sem muito ânimo, nem criatividade... e foi aí que 'surgiu' esse penne ao molho light de azeitonas pretas.
há cerca de uma semana, havia comprado um pacote de penne. comprei por uma razão especial: era da linha de massas do jamie oliver. vi e apaixonei! encontrei a linha de massas e a linha de molhos prontos no sam's club. (aliás, foi o único lugar que vi esses produtos à venda. o preço é abaixo dos R$10,00, portanto 'encarável'!) no domingo, preparei parte do penne com o molho apimentado da mesma linha (postei no instagram, espia lá!) e confesso que achei o molho picante demais! (deve ficar perfeito para preparar um chilli! #ficaadica).
cozinhei cerca de 150g de penne até ficar al dente e reservei. (importante: sempre cozinhe a massa em água com sal... se deixar para salgar depois, a massa fica insonsa! outra dica: nada de óleo na água... a gordura na massa a deixa escorregadia demais e dificulta a aderência do molho!)
aí veio o molho, facílimo e super light: bati com o mixer 3/4 de xíc. de azeitonas pretas sem caroço, 1 copo de iogurte natural desnatado e um punhado de manjericão seco (comprei um maço grande, não usei tudo, então deixei secar e guardei para consumir depois). aqueci um fio de azeite extra virgem, refoguei 2 dentes de alho e juntei o molho batido. deixei apurar por alguns minutos até adquirir uma consistência mais espessa. não adicionei sal porque as azeitonas já são salgadas... tempere a gosto.
despejei o molho sobre a massa e finalizei com pedaços de tomate fresco, queijo parmesão ralado na hora e mais manjericão salpicado.
ficou ótimo, super leve e saboroso.
o único inconveniente: era comida demais só para mim! comi pouco mais da metade... por isso, creio que essa quantia de molho é suficiente para 2 porções. na dúvida, abra mão de um recurso infalível: o olhômetro!rs...
receita recomendável a cozinheiros de primeiro prato! :-)
Marcadores:
cozinha italiana,
massa,
prato principal,
vegetariana
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário