quinta-feira, 23 de maio de 2013
tarte tatin de tomates com manjericão fresco
sou muito fã de tomates. além de deliciosos, são lindos! em celebração a tanto sabor e beleza, escolhi preparar uma tarte tatin de tomates com manjericão fresco.
infelizmente, tenho dificuldades de encontrar tomatinhos uva ou cereja por aqui. eles seriam ainda mais perfeitos nessa receita. se tiver por perto, aposte neles!
tudo começou com a higienização de 800 g de tomates italianos. parti ao meio, no sentido do comprimento, retirei as sementes e reservei.
em uma forma de aro removível - usei uma de 22 cm - posicionei os tomates lado a lado, com a pele voltada para cima. a ideia é preencher completamente o espaço da forma. salpiquei 1 colh. de chá de açúcar, sal, pimenta do reino, 2 colh. de sopa de tomilho seco (se tiver o fresco, use 2 ramos) e reguei com azeite extra virgem - usei 3 colh. de sopa.
levei ao forno, já pré-aquecido, por 20 minutos.
enquanto isso preparei a massa misturando 200 g de farinha de trigo, 120 g de manteiga gelada em cubinhos, 1 colh. de chá de açúcar, 1 colh. de chá de sal e 1 ovo. depois de tudo bem misturado, trabalhei a massa com as mãos até ter uma massa homogênea. abri a massa numa superfície enfarinhada.
retirei os tomates do forno e virei, delicadamente, cada uma deles, deixando agora a pele voltada para baixo. cobri os tomates com a massa (não consegui transferi-la sem quebrar; não tem problema! ajeitei de forma a não ter espaços vazios, sem massa e pronto!).
a tarte tatin é uma torta invertida, então é isso mesmo que você acompanhou: o recheio vai ficar na parte de baixo e a massa em cima. don't worry!rs...
mais uma vez, levei ao forno por 20 minutos, tempo suficiente para assar.
tirei do forno e virei num prato de servir.
os tomates ficam lindos, lindos!!!
servi morna, com muitas folhinhas de manjericão fresco salpicadas por cima.
para acompanhar, uma salada verde.
e não precisa mais!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário