sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

primícias do natal IV: pão de canela com passas



martha stweart é o expoente máximo quando o assunto é 'prendas do lar'!rs... ela tem as melhores dicas de decoração, culinária, artesanato... sorte minha, mera aprendiz, que martha é altruísta e compartilha  seus conhecimentos, sem restrições! (o site dela é parada obrigatória!)

quando vi a tatiane recomendando a receita desse pão de canela com passas da martha, só pude pensar: não tem como ficar ruim!

e não tem mesmo!

esse pão tem a cara do natal e é uma boa ideia para presentear pessoas queridas! ;-)

mesmo com toda a minha ansiedade, incompatível com as longas esperas do preparo de pães, encarei o balcão ontem à noite e posso dizer que foi muito compensador!

para 2 pães (altos e lindos!), hidratei 7g de fermento biológico seco em 2 xíc. de leite morno. reservei.

numa tigela, juntei 1 xíc. de açúcar, 2 colh. de chá de sal, 100g de manteiga (em temperatura ambiente) e 2 ovos. misturei bem, acrescentei o leite com fermento e misturei mais.

aos poucos, fui colocando a farinha de trigo, incorporando bem à massa até que ela ficou mais fácil de manusear, desprendendo das mãos. foi necessário quase 8 xíc. de farinha de trigo. sovei por uns 10 minutos.

abri a massa numa superfície enfarinhada e juntei 1 e 1/2 xíc. de passas (misturei dos dois tipos) e 1 colh. de sopa de canela em pó. amassei bem e coloquei para crescer, por 1 hora, numa tigela untada com óleo.

depois de 1 hora, abri a massa novamente, sovei por uns minutos, dobrei em três partes (como um envelope) e pus de novo para crescer, por 40 minutos.

passado esse tempo, dividi a massa em duas partes iguais, abri bem com um rolo e sobre cada uma das partes coloquei metade do recheio feito com 1 xíc. de açúcar misturado com 2 colh. de sopa de canela.

dobrei as pontas da massa, formando um retângulo, e fui enrolando com cuidado. coloquei os pães em formas próprias para pães, untadas com manteiga.

pincelei 2 gemas sobre os pães e levei ao forno pré-aquecido. o pão assou em cerca de 40 minutos.

preciso dizer que foram 40 minutos de deliciosa tortura?!rs... não foi fácil resistir ao aroma de canela pela casa, tanto que à meia-noite e meia, quando os pães ficaram prontos, não pensei duas vezes antes de cortar uma generosa fatia (a primeira!) para mim!



já de madrugada, comi nada menos do que 3 fatias de pão, acompanhadas de leite quentinho!

enquanto quente, o recheio do pão derrete... muuuuuuuuuuito gostoso!

no dia seguinte, vale a pena gastar uns segundinhos pondo o pão no microondas para repetir a experiência do recheio derretido!

:-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário