sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

nutrição real: salada de quinoa com abóbora e couve



tive uma semana super exaustiva. muita correria! tudo o que eu queria quando essa sexta-feira chegou era, finalmente, poder descansar e comer uma comidinha leve feita em casa!

acabei comendo fora muitos desses últimos dias e, por mais que existam muitas coisas gostosas por aí, estava com saudades da minha comida, do meu tempero!rs...

escolhi preparar uma receita leve e super nutritiva: salada de quinoa com abóbora e couve.

a inspiração veio do maravilhoso tartelette, mas a receita final foi resultado de intervenções de última hora.

usei 1 xíc. de quinoa real que levei ao fogo com 2 xíc. de água. deixei por cerca de 15 minutos, até que toda a água tivesse sido absorvida pelos grãos. desliguei e deixei descansar.

à parte, refoguei 1 cebola e 2 dentes de alho em 2 colh. de sopa de azeite extra virgem. juntei 1 xíc. de abobrinha italiana e 1 xíc. de abóbora cabotiá picadas em cubinhos, 2 xíc. de couve picadinha. temperei com tomilho fresco e sal, misturei bem, tampei a panela e deixei por uns 10 minutos, em fogo baixo.

chequei o cozimento das abóboras e, como estavam macias, tirei do fogo e misturei os legumes cozidos aos grãos de quinoa hidratados.

confesso que estou cada dia mais fã de legumes e afins. gostei demais dessa salada!

claro que você já ouviu falar dos inúmeros benefícios nutricionais da quinoa. pois é, só isso já seria um excelente motivo para experimentar essa salada. mas pode juntar a isso o sabor delicioso do resultado final!



esse receita serve 2 pessoas e arrisco dizer que ela vale por uma refeição completa (mas para isso, fique de olho na quantidade e sirva porções mais generosas!).

e assim, bem leve, vou chegando ao fim dessa semana, feliz porque o descanso chegou!

2 comentários:

  1. Ai que delícia, estou fazendo agora essa salada, espero que fique boa. Eu aumentei um pouco as quantidades para sobrar para o jantar...

    ResponderExcluir
  2. fez bem, sofia! eu costumo fazer porções menores pq somos só eu e meu marido em casa.
    espero q tenha ficado gostosa! ;-)
    bjos!

    ResponderExcluir