sábado, 10 de dezembro de 2011

primícias do natal V: bacalhau à brás



uma das coisas ótimas da minha casa é ficar a pouco mais de uma quadra de um pão de açúcar!rs... adoro um mercado e mais ainda um bom mercado! vou quase todos os dias e ando corredor por corredor, com muita calma, buscando inspirações... e promoções!

nesta semana, encontrei uma ótima promoção de bacalhau do porto. sabe que bacalhoada, na minha ignorante opinião, era um prato que nunca me passou pela cabeça preparar... o preço bacana me animou! :-)

a minha intenção foi fazer um ensaio para o natal... ou seja, se a receita ficasse boa, entraria no cardápio!

procurei por ideias e, como sempre acontece com receitas tradicionais, encontrei muitas versões para o preparo da mesma receita.

a eleita foi bacalhau à brás!

o preparo começou com a dessalga do bacalhau: nada menos do que 48h de molho, na geladeira! neste período, troquei a água por 4 vezes. (recomenda-se o mínimo de 24h!)

comprei o bacalhau do porto já desfiado, então pude poupar a etapa de desfiar. se comprar em filés ou postas, vai ter que desfiar.

numa panela grande, aqueci 3 colh. de sopa de azeite extra virgem e nele dourei 2 dentes de alho cortado em lâminas. assim que douraram, retirei o alho, com o auxílio de uma escumadeira, e reservei.

no mesmo azeite, refoguei 1 cebola e 1 pimentão verde. depois de uns dois minutos, juntei o bacalhau desfiado (usei 400g) e deixei refogar bem (cerca de 10 minutos), mexendo, periodicamente, para garantir um cozimento por igual.

bati 4 ovos, à parte, e adicionei esses ovos batidos ao bacalhau, mexendo sem parar, como no preparo de ovos mexidos. acrescentei 3 colh. de sopa de azeitonas pretas picadas e o alho frito que eu havia reservado.

verifiquei o tempero e faltava sal (é, a dessalga funcionou mesmo!)... acertei o sal e tirei do fogo.

antes de servir, adicionei 3 colh. de sopa de salsa picadinha e batata palha (não calculei a quantidade!).



super delícia e muito rapidinho: uns 20 minutos de preparo!

comemos o bacalhau regado com mais azeite extra virgem, acompanhado de arroz.

é, com certeza, a ceia de natal aqui em casa terá bacalhau!

ótima semana para nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário