sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

um prato com dedicatória: terrine de berinjela



essa é uma receita com dedicação especial. dedico à sueli que, há algum tempo, me presenteou com lindas berinjelas frescas, colhidas no seu quintal!

esse prato faz bonito na mesa, além de ser delicioso: terrine de berinjela.

terrine é o nome dado a qualquer prato frio desenformável preparado no formato de bolo inglês (um paralelepípedo!rs...).

pois bem, preparei a minha terrine de berinjela (receita de rita lobo) cortando 2 berinjelas no sentido do comprimento, em fatias o mais fina possível. salpiquei 1/2 colh. de sopa de sal grosso sobre elas e deixei descansando por uns 20 minutos em uma assadeira (estrategicamente com uma das laterais apoiada numa vasilha com uns 2 dedos de altura, para que o líquido expelido possa escorrer! #ficaadica).



enquanto isso, levei ao fogo 2 colh. de sopa de óleo de girassol (pode ser canola, milho ou até mesmo soja!), em que refoguei 2 cebolas  e 2 dentes de alho picadinhos. assim que a cebola deu uma leve murchada, juntei 1 colh. de sopa de açúcar mascavo, mexi bem e deixei apurar por uns 15 minutos, mexendo sempre.

depois de ter a cebola e o alho bem caramelizados, adicionei 3 colh. de sopa de extrato de tomate (usei aquele caldo que se forma na lata do tomate pelado), mexi bem e juntei 3 tomates pelados picadinhos. deixei ferver por uns 2 minutos, coloquei 1 colh. de sopa de salsa desidratada e uma pitada de sal.

untei uma forma de bolo inglês com óleo e cobri com papel alumínio, deixando bordas livres (que vão facilitar o desenformar!). nessa forma, iniciei a montagem com uma camada de berinjelas, seguida de uma fina camada de pasta de tomate e uma camada de queijo parmesão ralado. fui repetindo a sequência, até finalizar com uma camada de queijo. pressionei levemente para que ficasse o mais compacto possível.

levei ao forno pré-aquecido por 20 minutos. esperei esfriar completamente e desenformei.
se preferir, pode levar à geladeira para servir gelado ou à temperatura ambiente.


pode ser servido como prato único ou acompanhando uma salada verde, torradas... o que sua imaginação sugerir! :-)

garanto que faria sucesso no seu almoço de ano novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário