quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

variações do novo 'filé mignon' da casa: berinjelas assadas com queijo



berinjelas e abobrinhas são o novo filé mignon nesta casa!rs... sendo assim, fico empolgadíssima quando encontro uma nova forma atrativa e (obviamente!) gostosa de preparo para alguma delas!

ontem, vi no 'sabor sonoro' uma ideia linda e bacana, que me inspirou a preparar : berinjela ao forno com queijo.

é tudo muito simples! para servir 2 pessoas, cortei 2 berinjelas em rodelas de cerca de 1 cm de espessura e temperei com uma pitada de sal.

cobri o fundo de um refratário com molho de tomate (usei esse, com bastante salsa) e dispus as rodelas maiores da berinjela sobre o molho. em cima de cada uma delas, coloquei 1 colh. de sopa de molho de tomate e um pedaço de queijo mussarela (do tamanho aproximado da rodela). por cima do queijo, mais 1 colh. de sopa de molho, outra fatia de berinjela... e assim sucessivamente.

montei 4 camadas de berinjela e, por cima da última, salpiquei queijo parmesão ralado.

levei ao forno por cerca de 30 minutos, até que as berinjelas estivem bem assadas e gratinadas.



ficou muito saboroso, suave e suculento!

a proposta original sugeria queijo gorgonzola ao invés de mussarela, mas confesso que não sou  muito fã... no entanto, dá para perceber que dá para ficar à vontade na substituição do queijo.

e assim vamos variando (com sucesso!) o novo 'filé mignon' da casa! :-)

4 comentários:

  1. Olá Grace! Ficou lindo!
    Fiquei muito de feliz de ver uma receita do blog por aqui. Obrigado por compartilhar ;)

    Bjs

    Marcel

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, Marcel!
    Sou muito fã do Sabor Sonoro!
    :-)

    ResponderExcluir
  3. Oi Grace!
    Hoje eu fiz essa receita!
    E só tenho uma pergunta/observação! As berinjelas de cima ficam meio duras mesmo? eu assei por mais de 30 minutos.... e mesmo assim, só as de baixo q ficaram molinhas e maravilhosas! rs
    Será q tem q pré assar antes?!
    Beijos!
    Thá

    ResponderExcluir
  4. oi, thassila!
    q triste terem ficado duras! :-(
    qdo fiz, usei o forno elétrico e ele tem aquecimento tanto em cima, qto embaixo, aí acho q ajuda a uniformizar o cozimento... eu optei por ele por ser uma porção pequena, por economia de gás mesmo!ehehhe...
    infelizmente acho q dependendo do forno pode acontecer de demorar assim... aí, talvez pré-assar ajude! ;-)
    obrigada por compartilhar!
    bjos!

    ResponderExcluir