domingo, 21 de abril de 2013
pizza integral de espinafre: em nome de lanches mais leves e saudáveis
nos lanches da noite, em nome da praticidade, rola uma tentação enorme de apelar para os pães e frios, não é? pois para fugir disso é que tento buscar alternativas simples, gostosas e mais saudáveis.
numa noite dessas, preparei uma pizza integral de espinafres e o único problema foi que acabou rápido demais! :)
a massa é daquelas que não exigem muito esforço. misturei 1/4 de xíc. de água a 1/3 de xíc. de óleo de canola e uma pitada de sal. aos poucos, fui adicionando 1 e 1/2 xíc. de farinha de trigo integral, mexendo bem com os dedos e depois amassando bastante até conseguir formar uma bola com a massa. deixei descansar por uns 30 minutos.
enquanto isso, aferventei 1 l de água que usei para escaldar 4 xíc. de folhas de espinafre já higienizadas. deixei escorrer, temperei com sal e reservei. cortei em cubinhos pequenos 1 pimentão vermelho e deixei também reservado.
enfarinhei a bancada (agora com farinha branca mesmo) e abri a massa em um disco. dica importante: comece sempre a abrir a massa pelas laterais e nunca pelo centro. isso facilitará que você não fique com uma massa fina de mais no centro.
a massa fica bem fina e elástica. transferi para uma forma de pizza. distribuí 3 colh. de sopa de extrato de tomates. por cima, espalhei o espinafre e salpiquei queijo mussarela ralado (usei cerca de 1 xícara), os cubinhos de pimentão vermelho, um fio de azeite extra virgem, uma pitada de orégano e levei ao forno até perceber que a massa estava dourada.
você pode até preparar sem queijo, ou usar ricota, por exemplo.
rende uma pizza de 4 pedaços grandes, leve e muito, muito gostosa!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário