quarta-feira, 30 de novembro de 2011

primícias do natal II: muffins de morango com chocolate branco



hoje quero compartilhar uma receita fácil e muito gostosa, ótima para lanches... e para o natal! são os muffins de morango com chocolate branco.

eu sei que os morangos estão mais escassos na praça, mas ainda dá para encontrar, sim!

dá para fazer a receita substituindo também os morangos por blueberries, framboesas, mirtilos, amoras... (aliás, estou com umas amoras marcando lá no meu freezer... é possível que virem muffins em breve!rs...)

comecei preparando a massa, misturando 300g de farinha de trigo, 150g de açúcar, 1 colh. de sopa de fermento em pó e 120g de chocolate branco picadinho (usei o hersheys).

misturei tudo muito bem, até homogeneizar a massa.

à parte, preparei o buttermilk (não, não se desespere! não tem nada de sofisticado aqui!): 180ml de leite com 2 colh. de sopa de suco de limão. é só deixar talhar por uns 10 minutos e pronto!

juntei 125g de manteiga derretida (40s no microondas) ao buttermilk. misturei bem e acrescentei 1 colh. de chá de baunilha.

aí foi só juntar as duas partes: massa sólida e massa líquida. mexi bem até incorporar e o resultado foi uma massa bem espessa.

pré-aqueci o forno por uns 10 minutos. na forma de muffins/cupcakes, dispus 12 forminhas de papel e coloquei 1 colh. de sopa de massa em cada uma delas.  sobre a massa, vieram os morangos picados (1 xíc. e 1/2 de morangos para 12 muffins), cerca de 1 colh. de sopa por muffin.

finalizei pondo uma outra colher de sopa de massa sobre os morangos.

levei ao forno por cerca de 20 minutos e fui checando o cozimento, espetando um palito na massa.



minha gente, o resultado disso são muffins muito macios e incrivelmente saborosos! a combinação do morango com o chocolate branco é deliciosa... e linda!





5 comentários:

  1. Oi Grace!
    Gostei muito do seu site!
    Eu ja fiz durante um tempo... porém a correria de fazer uma faculdade... meio q não me deixou continuar...
    Vi q você é cristã... fiquei curiosa por saber qual... pq tbm sou. e vi q suas receitas são bem naturebas(um jeitinho carinhoso de chamar)...
    ]Bem... é isso.
    Beijos!
    Thássila

    ResponderExcluir
  2. Olá, Thassila! Q bom tê-la por aqui! Melhor ainda saber q gostou! :-)
    A correria realmente desanima muitas vezes, mas tem sido muito gostoso postar minhas receitinhas aqui!
    Eu sou adventista do sétimo dia e isso tbém. de certa forma, tem a ver com o que posto aqui, já que temos por filosofia dar preferência às comidinhas mais naturebas!rs... Um dia ainda espero ser vegetariana! Um sonho!rs...
    Volte sempre! Será muito bem-vinda!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. RS... Nossa... se te falar que também sou adventista!
    kkkk... tava achando, mas fiquei meio sem graça de perguntar logo de cara!
    As vezes se a pessoa não, pode ficar inibida... ou sei la...
    Também tenho um sonho de algum dia ser vegetariana... mas... não sei se será possível. Meu namorado AMA carne!
    Vou manter sempre um olhinho aqui!
    E vc é de onde!? EU sou de hortolândia... perto de campinas.
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  4. ahuahauua... q boa coincidência!!! :-)
    aqui em casa tbém éramos bem carnívoros, embora os dois tenhamos vontade de ser vegetarianos...
    aí começamos uma dieta com herbalife, substituindo o almoço; assim, passamos a comer em casa só à noite e aos fds... isso diminuiu drasticamente nosso consumo de carne e bem de boa!
    passamos semanas sem carne e sem sentir falar dela... tem sido um enorme passo! :-)
    eu sou de campinas! estou há 1 ano aqui! muuuuuuuuuuito pertinho!rs...
    ótima semana pra vc!
    bjos!

    ResponderExcluir
  5. Olá, não leva ovos na receita? Desde já obrigada por compartilhar conosco suas receitas. Abraço!

    ResponderExcluir