terça-feira, 15 de novembro de 2011

comida de cinema: ratatouille



que atire a primeira pedra quem assistiu o filme do ratinho cozinheiro sem se encher de água na boca, querendo experimentar a ratatouille! pois é, eu sou do time dos lombriguentos e fazia tempo que queria provar essa receita... quando vi o anúncio da exibição do filme na 'tela quente' de ontem, achei o meu pretexto perfeito!rs...

ratatouille é um prato tipicamente francês, simples e perfeito para vegetarianos! alíás, fica aqui uma ótima dica para o almoço do próximo sábado!

que coisa boa é encontrar um prato lindo e delicioso feito só a base de vegetais!



procurei por diversas receitas (a que mais me inspirou foi a do strawberry crumble) e com base nelas criei minha própria versão. usei:

  • 1 cebola roxa;
  • 1 berinjela;
  • 1 abobrinha italiana;
  • 2 tomates carmem;
  • 1 pimentão amarelo;
  • 1 lata de tomates pelados;
  • 1 colh. de sopa de salsa desidratada;
  • 1 colh. de sopa de açúcar;
  • sal;
  • pimenta do reino;
  • azeite extra virgem.
comecei preparando um molho com os tomates pelados. esmaguei os tomates com as mãos, juntei a salsa, o açúcar e o sal. deixei reservado. (não levei ao fogo.)

cortei todos os vegetais (cebola, berinjela, abobrinha italiana, tomates, pimentão)em rodelas e, depois, cortei as rodelas ao meio, deixando-os em formato de meia-lua.

vi versões de preparo dessa receita na panela, no forno... seja qual for o utensílio que escolher, tenha em mente que terá que levar o mesmo à mesa... por isso eu optei por usar um grill redondo. se não o usasse, escolheria um refratário e o preparo no forno.

veio, então, a montagem: despejei o molho por toda a superfície do grill e comecei a dispor os vegetais em camadas: berinjela, tomate, pimentão, abobrinha, cebola. montei uma cascata circular, repetindo a mesma sequência.



por cima, salpiquei sal e pimenta do reino e reguei com bastante azeite extra virgem.

liguei o grill na temperatura baixa e em cerca de 15 minutos a ratatouille estava pronta, ou seja, os vegetais estavam perfeitamente cozidos.

servi acompanhado de arroz (aproveitei um pouco da cebola roxa). e realmente não precisa de mais nada! nosso almoço foi uma delícia e leve, leve!



como sou apaixonada por pratos bonitos e gostosos, já estou amando muito a ratatouille. amor para toda a vida!

12 comentários:

  1. ai meu paaai! tenho que parar pra fazer suas receitas!
    fico aqui babando!
    e quando fizer te conto.....hahaha

    ResponderExcluir
  2. conta, sim, que eu quero saber o resultado! ;-)

    ResponderExcluir
  3. Hum ... estou copiando esta receita e a lasanha de legumes. Farei até o final de semana. Suas receitas me inspiram, Grace. Muito obrigada! Depois te conto como ficaram. Bjs, Feliz Ano-Novo!

    ResponderExcluir
  4. Bom sou admin do blog culinaria de mais , e nego a cópia de seu post ! 1° o post foi gerado por outro site 2° está editado , como pode ver não está igual a este 3° a imagem do post não é a original deste site pois peguei no google ! ¬¬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. infelizmente, não é verdade!
      o texto copiado, bem como a imagem são meus, sim, publicados primeiramente neste meu blog e reescrito para o 'comida do dia', do qual sou colaboradora (vide link: http://www.comidadodia.com/todos-os-pratos/ratatouille/)
      sendo assim, reitero minha solicitação de inclusão dos créditos ou exclusão do post.

      Excluir
  5. AHhaah... pensei nisso outro dia!
    Morro de vontade de fazer aquele ratatouille do filme!!
    Vou copiar a receita... e quando fizer venho aqui contar como ficou!!
    hum...to com água na boca! rs

    ResponderExcluir
  6. Grace acabei de fazer a receita, ficou perfeito meu ratatoulle, obrigada, tirei foto está na minha pagina do facebook https://www.facebook.com/cristina.costa.39

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cris, ficou lindo!!!!
      e não tenho dúvidas q ficou, tbém, uma delícia!!!
      ;-)

      Excluir