domingo, 26 de fevereiro de 2012

para refeições descomplicadas: quiche de queijo com alho poró



como eu não teria muito tempo para preparar o almoço desse sábado, decidi por uma combinação de pratos simples, mas bem saborosos. a protagonista foi a quiche de queijo com alho poró.

a massa fiz inspirada numa receita da rita lobo e levou 2 xíc. de farinha de trigo misturada a 150g de manteiga gelada, picada em cubinhos e 1 pitada de sal. juntei 5 colh. de sopa de água bem gelada e fui misturando com as mãos até conseguir formar uma bola com a massa. envolvi essa bola com plástico filme e levei ao refrigerador por 30 minutos.

importante, um dos segredos é lidar o mínimo possível com a massa! quanto mais intactos os cubinhos de manteiga, mais crocante ficará a massa! ;-)

forrei um refratário redondo com papel manteiga e abri a massa diretamente nele utilizando as pontas dos dedos. procurei fazer uma borda de cerca de 2 cm de altura. (as formas de fundo removível são perfeitas e dispensam o papel manteiga, mas precisam ser untadas com manteiga e enfarinhadas.)

fiz alguns furinhos na massa com um garfo e levei ao forno pré-aquecido por 15 minutos.

enquanto isso, preparei o recheio. refoguei 1 talo de alho poró em 1 colh. de sopa de manteiga, juntei  3 colh. de sopa de queijo parmesão ralado, 1/2 xíc. de queijo mussarela em cubinhos e 1 copo de requeijão. temperei com sal e pimenta do reino, tirei do fogo e juntei 2 colh. de sopa de creme de leite.

despejei o recheio sobre a massa pré-assada e levei novamente ao forno por, aproximadamente, 20 min, o suficiente para gratinar a cobertura.

o sabor é incrível e combina perfeitamente a crocância da massa à cremosidade do recheio!

aqui, servi acompanhado de salada de rúcula com tomates secos e arroz branco.

essa receita é suficiente para 4 pessoas.

muito sucesso! ótima pedida para almoços e jantares descomplicados!para


5 comentários:

  1. Grace...
    to confusa com essa massa q vc fez.. me ajuda? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Van, só misturei a farinha, sal e a manteiga cortada em cubinhos... Aí juntei a água gelada, mexendo com as pontas dos dedos...juntando tudo até formar um bola. N fica uma massa lisa, ela fica com pedaços de manteiga inteiros. Vc deixa a 'bola' na geladeira um tempinho e depois já abre ela diretamente na forma, usando as pontas dos dedos tbém!

      Excluir
  2. Receita testada e aprovadíssima! Deliciosa!
    O meu recheio ficou mais consistente, não tem a quantidade de creme de leite...eu coloquei uma colher de sopa bem cheia.
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai, lori, meu note tá com o teclado um pouco zoado e às vezes tem teclas que falham! :-s foi por isso que não aparecia no post a qtde. de creme de leite!eheheh... usei 2 colh. de sopa, mas tenho certeza que ficou ótimo com 1 tbém!
      volte sempre! :-)
      bjo!

      Excluir
    2. Obrigada Grace!
      Estarei acompanhando e testando algumas receitinhas maravilhosas.
      Bjo

      Excluir