quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

batatas gratinadas no leite de amêndoas



vou compartilhar com vocês a minha  receita que foi postada no 'comida do dia' na última sexta-feira: batatas gratinadas no leite de amêndoas.

o leite de amêndoas, assim como os demais leites de castanhas, é uma ótima opção para intolerantes à lactose ou simplesmente para evitar a gordura animal presente no leite.

comi umas batatas maravilhosas na casa de uma casal de amigos muito querido, o joão paulo e a cris. isso foi há meses... mas comida boa a gente não esquece, né?! rs... a cris comentou que tinha assado as batatas no leite de castanhas e, desde então, fiquei com a ideia na cabeça.

pois bem, comecei cortando 4 batatas em rodelas bem finas, de cerca de 0,5 cm de espessura. aferventei 500 ml de água e cozinhei as batatas por 5 minutos. retirei e reservei as batatas.

voltei a água do cozimento da batata ao fogo e quando levantou fervura juntei 1 colh. de sopa (bem cheia!) de aveia em flocos e 1/2 xíc. de amêndoas. retirei do fogo e processei no liquidificador. coei em uma peneira bem fina e reservei. o leite de amêndoas estava pronto.

dispus as batatas num refratário, temperei com sal e pimenta do reino, reguei com o leite de amêndoas, salpiquei orégano e 4 colh. de sopa de queijo parmesão ralado.

levei ao forno por alguns minutos, só o suficiente para que o queijo estivesse bem gratinado.

servi quentinho!



não ficou igual à batata da cris, mas ficou muito gostoso! ótimo para fugir do molho branco ou creme de leite! ;-)

ps. se não conhece o 'comida do dia', corre lá! está repleto de delícias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário