domingo, 26 de fevereiro de 2012

perfeito, acompanhado ou sozinho: creme de brócolis



hoje resolvi quebrar nosso jejum de alimentos cárneos e preparar um franguinho para o almoço. bem cara de domingo mesmo! :-)

o especial não veio do frango, filé simples e grelhado, mas do molho que o acompanhou: creme de brócolis.

posso assegurar que esse creme pode ser servido simplesmente acompanhado de arroz branco, precedido por uma saladinha, e você terá uma refeição maravilhosa!

piquei em pedacinhos bem miúdos (no máximo 1 cm!) 1 xíc. de floretes de brócolis e reservei.

levei ao fogo uma panela com 1 colh. de sopa de manteiga com um fio de azeite extra virgem (para a manteiga não queimar! #ficaadica). dourei 2 dentes de alho cortado em lâminas finas e acrescentei o brócolis picadinho. juntei ao refogado 2 colh. de sopa de farinha de trigo e mexi bem para que incorporasse totalmente. aos poucos, fui acrescentando 2 xíc. de leite, mexendo sempre para não empelotar. em poucos instantes o creme vai adquirindo consistência.

temperei com noz moscada ralada e sal. tirei do fogo e juntei 1 colh. de sopa de queijo parmesão ralado e 2 colh. de sopa de creme de leite, mexendo para misturar bem.

servi o creme sobre os filés de frango grelhados, acompanhado de arroz branco.



esse creme vai bem com carnes, peixes e é ótimo sozinho também! perfeito para fugir daquele creme de milho que insiste em aparecer no cardápio!rs...

Nenhum comentário:

Postar um comentário