quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

um escândalo de sabor: cheesecake de doce de leite havanna



entre os vários mimos e encomendas trazidos pelo marido na sua  última viagem, recebi um suculentérrimo pote de doce de leite havanna!!! dispensa comentários, né?! pois junto ao presente recebi a instrução de preparar alguma receita bem gostosa usando o item.

a primeira ideia que me ocorreu foi a de um cheesecake. simples, rápido e amado! :-)



preparei a massa básica que sempre uso: 1 pcte de bolacha maria triturado, misturado a 6 colh. de sopa de manteiga (sem sal) derretida e 2 colh. de sopa de açúcar. após ter uma massa homogênea, ajeitei em uma forma com disco removível e levei ao forno por 10 minutos.

tive um probleminha no preparo do creme. costumo fazer uma mistura de 2 potes de cream cheese com 1 xíc. e 1/2 de creme de leite fresco mais 3 colh. de sopa de açúcar. acontece que na hora de despejar o creme de leite, caiu mais do que devia e não consegui deixar o creme consistente... :-s cobri a massa e decidi levar ao forno por uns 10 minutos... deu certo! o creme firmou!ehehhe...

um creme bem firme pode ir direto ao refrigerador... mas então aqui fica a dica: se seu creme desandar e ficar líquido demais, tente uns minutinhos no forno!  ;-)

esperei esfriar e levei ao refrigerador (naquela parte logo abaixo do congelador) por umas 2 horas.

servi, então, com generosíssimas porções de doce de leite havanna! sem palavras!



olha, essa composição básica de cheesecake (massa + creme) pode servir de base a diversos tipos de cobertura: nutella, geleias, frutas... solte a imaginação!

ontem o marido preparou versões mini desse cheesecake e ficaram deliciosos também! 1/2 receita é suficiente para fazer 12 mini cheesecakes! sucesso!


6 comentários:

  1. Nossa me deu água na boca, este doce de leite é demais.
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. gustavo, eu usei forminhas de aro removível, de aço inox... comprei há algum tempo na revistinha da avon! :)
      já fiz outras vezes também na forma com cavidades de muffins/cupcakes... aí coloquei forminha de papel branca e ficou bem fofo! (na época, postei a foto no facebook: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1683539707578&set=a.1324065200940.41660.1810171013&type=3&theater)
      também acho que deve funcionar bem nas forminhas de silicone, embora exija um cuidado especial na hora de desenformar.
      acho essas versões mini uma graça!!!

      Excluir