terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

lanche saudável: hambúrguer vegetariano com feijão



há pouco tempo, comprei um livro lindo de receitas vegetarianas. ainda não experimentei nenhuma delas, mas de lá veio a inspiração para meu hambúrguer vegetariano com feijão.

aqueci 1 colh. de sopa de azeite extra virgem numa frigideira e acrescentei 1 cebola finamente picada. juntei 1 xíc. de cogumelos paris em pedaços miúdos e deixei até secar completamente, cerca de 5 minutos.

numa tigela misturei 2 xíc. de pvt hidratado (se quiser detalhes do procedimento, clique aqui), 1 xíc. de feijões (sem caldo) amassados com um garfo e o preparado de cogumelos.

temperei a mistura com 1 pimenta americana em pedaços bem miudinhos (desprezei as sementes), 1 colh. de chá de coentro em pó, 1 colh. de chá de cominho em pó, 3 colh. de sopa de salsa, sal e pimenta do reino.

aí foi só polvilhar farinha de trigo - cerca de 1 xíc. - e modelar os hambúrgueres com a palma das mãos. rendeu 8 unidades.



aqueci um grill, untei com um fio de azeite extra virgem e grelhei nele os hambúrgueres por aproximadamente 5 minutos em casa lado.

servi com queijo minas derretido no grill, tomates em rodelas e alface americana.



para uma versão 100% vegana, dispense o queijo.

o marido achou que o sabor lembra o do chilli! :-)

eu amei!

2 comentários: