domingo, 29 de janeiro de 2012

cruzada vegetariana: esfirra aberta de pvt



ando numa verdadeira cruzada em busca de pratos vegetarianos atrativos e saborosos. além das receitas que levam exclusivamente vegetais, estou testando algumas com a famigerada pvt - proteína vegetal texturizada.

como fruto das minhas experiências posso garantir que o sabor da pvt dependerá exclusivamente do tempero que você der a ela e o resultado pode ser muito, muito bom, daqueles que passam despercebidos por não-vegetarianos.

preparei para o nosso jantar esfirras abertas com recheio de pvt... 100% vegetariano. deliciosas!!!

escolhi a massa sugerida pelo 'pecado da gula'.

comecei misturando 150g de farinha de trigo, 6g de fermento biológico em pó, 1 colh. de sopa de açúcar, dissolvidos em 200ml de água morna. misturei até homogeneizar e, então, juntei outros 150g de farinha de trigo, 1/2 colh. de sopa de sal e 75ml de óleo vegetal. amassei bem e dividi em 16 bolinhas, que deixei crescendo até dobrar de volume.

enquanto isso, preparei o recheio com 2 xíc. de pvt hidratado (deixei de molho em 2 xíc. de água fervente por 20 min, depois lavei com água corrente e o suco de 1 limão... escorri e espremi para tirar o excesso de água.). refoguei, em 1 colh. de sopa de óleo vegetal, 1 cebola picada em cubinhos e juntei o pvt, mexendo sempre. acrescentei 1 tomate e 1 pimenta americana, também picadinhos. aí veio o tempero (importantíssimo!): 1 colh. de sopa de molho shoyo, 1 colh. de chá de páprica picante, 1 colh. de chá de cominho em pó, sal e pimenta do reino.

enfarinhei uma bancada com fubá e abri os disquinhos de massa, deixando a borda mais grossinha. recheei cada esfirra com 1 colh. de sopa generosa de recheio.

pré-aqueci o forno e levei as esfirras para assar em tabuleiros untados com óleo. pouco mais de 10 minutos de forno foram suficientes.



rendeu 16 esfirras absolutamente deliciosas! mais que recomendadas! :-)

eu amei essa massa e quero logo poder experimentar novos recheios!


2 comentários: