essa semana que passou, dando minha fiel zapeada pelos blogs queridos, fiquei morrendo de vontade quando vi o maravilhoso strudel de maçã do richie, do 'a cozinha coletiva'!!!
eu já estava procurando alguma torta, ou coisa do tipo, com recheio de maçãs, assim fiquei só esperando a oportunidade de fazer esse strudel... tentei, na medida do possível, seguir a receita à risca!
para começar, a massa: misturei 150g de farinha de trigo, 1 ovo, 3 colh. de sopa de água, 1 pitada de sal e 50g de manteiga derretida num recipiente. quando estava tudo bem misturado, despejei na bancada e amassei por alguns minutos. fiz uma bola com a massa, cobri com um pano de deixei descansando enquanto preparei o recheio.
no recheio, 4 maçãs picadinhas em cubos pequenos (o richie dizia que as maçãs deveriam ser descascadas, mas... juro que tentei! só que desisti depois de descascar 1/2 maçã! :-P), 1/2 xíc. de nozes picadas, 1/3 de xíc. de uvas passas, 1/2 xíc. de açúcar, 1/4 de xíc. de mel, 1/2 colh. de chá de canela em pó e 1/4 de panetone esmigalhado (atenção, muita atenção: a receita pedia 4 fatias de pão de forma sem casca... mas eu não tinha, era sábado... enfim, improvisei e funcionou! mas é claro que recomendo o uso do pão!). misturei bem tudo e deixei reservado.
aí veio o mais difícil: estendi um pano limpo na bancada, salpiquei farinha de trigo e coloquei a bolo de massa no centro. fui abrindo a massa com a mão e depois passei a abrir com um rolo, o mais fina possível. (tive dificuldade com o pano escorregando conforme eu abria a massa para determinado lado... mas faz parte, né?!) e formando um retângulo. quando achei que já tinha aberto o máximo que conseguiria com o rolo, delicadamente (nem é meu forte! :-s), coloquei as mãos semi-cerradas sob a massa e, com elas sobre minhas mãos e punhos, fui dando leves puxadinhas, esticando ainda mais.
pincelei manteiga sobre a massa e despejei o recheio em um dos lados, mantendo uma borda de uns 3 dedos em cada lado. dobrei essas bordas sobre o recheio e, com a ajuda do pano, comecei a enrolar como um rocambole, mas sem pressionar.
pré-aqueci o forno, coloquei o strudel numa forma untada com manteiga, pincelei manteiga sobre ele e levei para assar até que estivesse bem dourado, cerca de 40 minutos. a cada 10 minutos, pincelei mais manteiga.
assim que saiu do forno, transferi para um travessa e salpiquei açúcar peneirado (era para ser o de confeiteiro, mas eu também não tinha!) por cima.
sou desesperada e nem esperei esfriar para comer! :-)
perfeito para um fim de tarde! absolutamente delicioso!
uma semana maravilhosa a todos!
Saí do Cozinha Coletiva, e vim aqui conhecer seu blog, que coisa mais linda!
ResponderExcluirParabéns pelo capricho e pelo bom gosto,
Abraço,
Renata
obrigada pelo carinho, renata!
Excluirvolte sempre!
:-)
Grace, ficou lindo! Com a prática a massa vai ficando mais fininha cada vez q vc faz!
ResponderExcluirGostei da substituição do pao por panetone! Poderia ser farinha de rosca também, que funcionaria! Mto obrigado por testar a receita do Strudel! bjo pra vc
ah, tomara que eu seja mais bem sucedida nas próximas!!! :-)
Excluirobrigada pela visita! bjo!