sábado, 7 de janeiro de 2012
pézinho na arábia: tabule e mujaddara
é só aos finais de semana que almoçamos em casa. mas como aos domingos gostamos de tomar o café da manhã preguiçosa e fartamente, é aos sábados que podemos ter uma refeição tranquila e completa no almoço (com direito até à soneca de meia-hora depois! :-P).
para essa importante e desejada refeição, procuro pensar em pratos que satisfaçam plenamente nossas necessidades físicas, sejam atraentes, saborosos, de simples preparo e leves...
buscando referências, encontrei na cozinha árabe excelentes sugestões! e assim, sem aquela fartura indecente, com apenas 2 pratos notei ser possível satisfazer a todas as minha 'exigências' para um belo almoço sabático: tabule e mujaddara.
por sua composição, o tabule libanês contém excelentes fontes de fibra, cálcio, ômega 3, vitaminas e minerais diversos. (!!!!) preparei o meu hidratando, por uns 30 minutos (15 já são suficientes), 1 xíc. de trigo fino. juntei ao trigo hidratado, 1 cebola picada em cubinhos pequenos, 250g de tomatinhos uva bem picadinhos (pode usar 3 tomates comuns), 1/2 xíc. de salsa picada e 1/2 xíc. de hortelã fresco picado. temperei com o suco de 1 limão, 1 colh. de sopa de azeite extra virgem e sal.
o mujaddara tem seu primeiro registro conhecido no iraque e é o prato que a tradição atribui ter feito com que esaú vendesse sua primogenitura a jacó, como conta o relato bíblico (aqui, dos versos 29 a 34). já dá para sentir que não é um prato comum! mesmo simples, seu sabor é muito especial, além de suprir a demanda por proteínas e carboidratos do nosso organismo.
para o mujaddara, levei para cozinhar 1 xíc. de lentilhas em 2 e 1/2 xíc. de água, com 1 folha fresca de louro. enquanto isso, cortei 1 cebola em rodelas e fritei, por uns 10 minutos em óleo de canola, até que ficassem bem douradinhas.
em outra panela, refoguei, em 1 colh. de sopa de azeite extra virgem, 1 cebola picadinha e depois acrescentei 1 xíc. de arroz parbolizado, 2 xíc. de água fria, 1 colh. de chá de sal e 1/2 colh. de chá de canela em pó (você pude usar 1 pau de canela, se preferir). deixei até secar a água (o tempo exato do cozimento do arroz) e então juntei ao arroz cozido, a lentilha cozida e escorrida, as cebolas caramelizadas, além do suco de 1 limão. deixei no fogo mais uns 2 minutos e pronto!
que almoço maravilhoso! posso garantir que essa combinação será muito repetida nessa casa e super recomendo que você também repita na sua! :-)
Marcadores:
cozinha árabe,
prato principal,
salada,
salgado,
vegetariana
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário