sábado, 5 de novembro de 2011

mais refresco: soda italiana de amora



como já comentei aqui, as sodas italianas são uma forma atrativa e deliciosa de combater o calor, fugindo dos sucos tradicionais e dos refrigerantes.

ainda continuo querendo experimentar a versão com melancia, mas não encontrei melancias boas o suficiente para que eu pudesse comprar, assim escolhi para esse final de semana: soda italiana de amora.

quando fui ao pão de açúcar ontem, vi estampada na capa do informativo semanal deles uma bebida linda, com lichia e amoras... mas era um drink alcoólico, então só filtrei para mim a inspiração visual! achei que seria impossível encontrar amoras, mas fiquei feliz quando descobri que eles vendem diversas frutas silvestres em pacotes congelados. comprei um pacote de amoras!

elas vêm inteiras e lindas! :-)

para essa versão de soda italiana, segui a mesma base: bati, com um mixer, cerca de 15 amoras inteiras, 3 colh. de sopa de açúcar e um tiquinho de água, até ter um creme homogêneo, que foi o meu xarope.

no liquidificador, triturei 8 pedras de gelo até ter a consistência de raspadinha. como tinha em casa corante alimentício rosa, pinguei 2 gotas no gelo, para deixá-lo bem colorido. (o corante é totalmente dispensável, don't worry!)

aí foi só completar os copos com uma parte de xarope, outra de gelo e depois finalizar com água gaseificada.

para decorar, espetei num palitinho de churrasco, 2 amoras e 2 cerejas!

essa versão de soda italiana ficou bem mais gostosa do que a de melão e hortelã, na minha opinião. isso porque o sabor ficou mais adocicado!

essa receita rendeu 2 copos.

a mesma montagem pode ser feita também em jarras... mas é importante que sejam translúcidas porque é bonito ver as camadas coloridas da bebida.

#ficaadica: no próximo final de semana, dê férias ao refrigerante e apresente aos da sua casa esse refresco delicioso! :-)


Nenhum comentário:

Postar um comentário