sábado, 26 de novembro de 2011

ela chegou para ficar: tapioca



morei um tempo em manaus e lá, pela manhã, era raro encontrar pão francês. no entanto, eram muitos os lugares que ofereciam tapioca, muitos deles vendedores ambulantes... não incorporei o hábito.

o tempo passou, aprendi a gostar, mas nunca tinha feito em casa. que arrependimento! ontem, no sam's club, vi um pacote de 1kg de farinha para tapioca, já hidratada, pronta para ser usada. que sucesso!

o preparo  é tão, mas tão simples, que o arrependimento de não ter feito antes é ainda maior! em um frigideira aquecida, coloquei o equivalente a 3/4  de copo da farinha, bem distribuída por toda a superfície. em poucos segundos, ela começa a dar liga e aí, com as costas de uma colher, fui dando leves pressionadas para uniformizar.

uma sacudida na frigideira é suficiente para sentir se a massa já desprendeu do fundo (não passa mais do que 1 min!), então, com o auxílio de uma espátula, virei a massa e deixei dourar por mais alguns segundos.

nesse momento, para garantir uma tapioca mais molhadinha, esparramei um pouco de manteiga sobre a superfície, com bastante cuidado já que a massa é bem sensível! usei as costas de uma colher para esparramar a manteiga também.

aí foi só rechear! preparei tapiocas salgadas de queijo mussarela e requeijão (não precisa temperar a massa!).
as doces foram de goiabada com queijo minas e leite condensado com coco!



dá para soltar a imaginação e preparar recheios dos mais variados... e mais deliciosos! enjoy!

2 comentários: