terça-feira, 1 de novembro de 2011

um coringa: caponata italiana



amo ir ao supermercado. gasto, com prazer, horas percorrendo minuciosamente cada corredor. às sextas-feiras à tarde são especialmente dedicadas a essa atividade. vou a três, quatro mercados diferentes, em busca daquilo que desejo.

na última sexta, uma simpática bandeja de pimentões chamou-me a atenção no 'oba', aqui em campinas. ela trazia as três variações, devidamente picadinhos em cubos e estava com preço ótimo. levei, claro!

mas... eu não tinha a menor ideia do que faria com aqueles pimentões!rs...

pensei em guacamole, chilli... nenhum me empolgou o necessário; até que me deparei com exatamente aquilo que eu buscava: caponata italiana.

a caponata tem mil e uma utilidades. pode ser servida quente ou fria. é uma boa entrada. acompanha bem pães e torradas diversos. é uma ótima salada. fica uma delícia com massas... enfim, um coringa!

como se tudo isso não bastasse, o seu preparo é muito simples e rápido. sua paciência só será exigida para cortar os ingredientes!


para obter cerca de 500g de caponata, usei:

  • 1 berinjela; 
  • 1 abobrinha italiana; 
  • 1 cebola; 
  • 2 dentes de alho; 
  • 1/2 xíc. de pimentão vermelho;  
  • 1/2 xíc. de pimentão amarelo; 
  • 1/2 xíc. de pimentão verde; 
  • 1/2 xíc. de uvas passas brancas;
  • 1/2 xíc. de azeite extra virgem;
  • sal;
  • pimenta do reino.

cortei todos os vegetais em cubos médios: berinjela, abobrinha, cebola... (meus pimentões já estavam cortados, lembra?!) e o alho em pedacinhos bem miúdos. pus tudo em uma assadeira anti-aderente, juntando, ainda, as uvas passas e regando com o azeite.

levei ao forno, pré-aquecido, por cerca de 1h. durante esse tempo, retirei várias vezes do fogo, para mexer, tendo em vista um cozimento por igual.

tirando do forno, temperei com sal e pimenta do reino.

particularmente, prefiro consumir a caponata fria, por isso, assim que esfriou, levei a minha à geladeira.

a tendência é que, com o passar do tempo, o sabor vá apurando ainda mais...  hoje, certamente, ela está  mais gostosa do que ontem! 

dê a sua própria utilidade à caponata italiana e buon appetito!

4 comentários:

  1. Amei seu blog Greice, já sou sua fã e tbm já recomendei pras amigas...as fotos dão agua na boca...parabens!!!!
    Abç

    ResponderExcluir
  2. Muita boa vontade, mais essa nao è a verdadeira "caponata alla siciliana", faltam engredientes, como a cebola,por exemplo, faltam batata inglesa, (fritas), falta salsao, e no final, muito emportante, vnagre de vinho e açucar, para o sabor de agro dolce. Outra coisa emportante, cada emgredientes tem que ser fritado em oleo (posivelmente de oliva extra v.) um de cada vez. Peço desculpa mais essa è a melhor forma de cozinhar uma verdadeira esaborosa caponata alla siciliana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nada como as instruções de uma especialista! quem sabe numa próxima eu me arrisque a elaborar essa versão autenticamente siciliana!

      Excluir