segunda-feira, 21 de novembro de 2011

para ficar na memória: quatro queijos na moranga



como contei no twitter e facebook, na manhã de domingo, fui surpreendida pelo marido com um caprichadíssimo café da manhã na cama! tive que retribuir a gentileza e escolhi preparar um jantar especial.

eu já estava pensando em repetir uma receita que fiz um tempinho atrás e que fez muito sucesso: quatro queijos na moranga.

ainda na sexta-feira, comprei a moranga e os queijos, mas não sabia ainda quando, exatamente, eu faria. o jantar foi a ocasião perfeita.

já fiz, anteriormente, a receita do sabor sonoro, usando provolone, gorgonzola, parmesão e cream cheese. desta vez, escolhi queijos mais suaves para a composição: brie, emmental, parmesão e cream cheese; confesso que preferi a configuração atual.

comprei uma moranga pequena, já que a intenção era servir duas pessoas.

comecei lavando bem a moranga e cortando uma tampa nela. em seguida removi completamente as sementes e lavei novamente.

à parte, misturei 100 g de queijo emmental e 100 g de queijo brie (estamos apaixonados por ele!) cortados em cubinhos. acrescentei cerca de 100 g de queijo parmesão ralado em ralo grosso e 75 g (1/2 tablete) de cream cheese philadelphia - em termos de cream cheese, não há como comparar a qualidade deste com as demais marcas! #ficaadica.

juntei aos queijos, 1/2 cebola roxa picada em fatias e 3 colh. de sopa de azeite extra virgem.

misturei tudo muito bem e coloquei dentro da moranga. por cima, pus umas 5 folhas de manjericão fresco. tampei, envolvi com papel alumínio e levei ao forno pré-aquecido.

minha moranga ficou no forno cerca de 1 hora e 15 minutos.

atenção: não é preciso usar sal, nem pimenta, para não mascarar o sabor dos queijos.

gente, que delícia ficou essa moranga! depois de uns 30 minutos, a casa já fica envolvida com aquele aroma sensacional da mistura dos queijos com o azeite e o manjericão... sucesso total!

servi com arroz branco, depois de uma salada ceasar de entrada (que será o próximo post!).

essa receita é perfeitamente adaptável, tanto nos queijos utilizados, quanto nas quantidades de cada um. dá para fazer com 3 ou mesmo 2 tipos de queijo, desde que um deles seja, necessariamente, cremoso.

a quantidade de cada queijo também variará de acordo com o tamanho da sua moranga... e nessa hora o olhômetro é o melhor aferidor!

tivemos um jantar incrível, daqueles para ficar gravado na memória! e aí, quando vai ser o seu?! ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário