quinta-feira, 3 de novembro de 2011

uma receita de chef: sopa de tomates assados



em mais uma noite fria, decidi experimentar a receita de uma sopa muito especial, do escocês gordon ramsey.

já me diverti muito assistindo 'kitchen nightmares', 'hell's kitchen', e me imaginei, muitas vezes, provando algum dos pratos do chef ... imaginar não custa nada! rs...

mas não foi minha simpatia a ramsey que pesou na escolha dessa receita... o fato de eu ter em casa os ingredientes necessários, isso, sim, definiu minha escolha!!!

posso dizer que é uma sopa para ser amada por quem tem ascendência italiana, como eu, já que se trata nada mais, na menos de uma sopa de tomates assados!!!

o sabor é forte, bem marcante... absolutamente delicioso! perfeito para noites frias!

o preparo, embora possa não parecer num primeiro momento, é bastante simples.

para 02 porções, levei ao forno, por 20 minutos, 500 g de tomates italianos, sem sementes, cortados ao meio, junto com 1 cebola em rodelas, 1 dente de alho descascado, 2 ramos de tomilho fresco, regados com 2 colh. de sopa de azeite extra virgem e 1/2 colh. de chá de açúcar.

assim que tirei do forno, juntei 4 folhas de manjericão fresco.

numa panela, coloquei 500 ml de caldo de legumes*  até levantar fervura. aí juntei os tomates assados, 1 colh. de sopa de tomates secos (usei os confit que fiz esses dias!) e 1/2 colh. de sopa de molho barbecue hunts. deixei ferver por mais cerca de 5 min, aí bati com o mixer. 




não usei nem sal, nem pimenta porque achei o sabor ok! ;-)

coloquei um fio de azeite, na hora de servir, e alguns croûtons! amei, amei, amei!

eu costumo preferir cremes mais densos, mas essa sopa me ganhou! com certeza, será repetida muitas vezes nessa casa! :-)

*faço o caldo de legumes em casa e congelo em forminhas de gelo. passarei a receita, em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário